
Brice Oligui Nguema, que liderou um golpe no Gabão, pondo fim a décadas de governo da família Bongo e venceu as eleições no mês passado com quase 95% dos votos, foi empossado presidente do país.
O general e ex-líder do governo militar, que derrubou Ali Bongo em Agosto de 2023, assumiu oficialmente a presidência, após liderar um governo de transição de 19 meses.
A inauguração no Estádio Angondje, no norte da capital Libreville, atraiu cerca de 40 mil apoiantes e contou com a presença de mais de 20 chefes de estado africanos, incluindo Adama Barrow, da Gâmbia, Bassirou Diomaye Faye, do Senegal, Ismail Omar Guelleh, do Djibuti, e Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, da Guiné Equatorial, informou a agência de notícias AFP, citada por Al Jazeera. O Presidente da República Democrática do Congo, Felix Tshisekedi, também participou.
As ruas de Libreville ficaram congestionadas enquanto milhares de pessoas se reuniram no local, com apresentações artísticas e um desfile militar planejado ao longo da orla de Libreville à noite, informou a mídia estatal.
Oligui enfrenta sérios desafios na liderança do país rico em petróleo, que precisa reformular sua infraestrutura crucial e diversificar sua economia, mas está altamente endividado.
Ex-chefe da Guarda Republicana de elite, Oligui prometeu um afastamento das políticas dinásticas do passado.
Em sua primeira entrevista internacional desde a eleição, Oligui disse à Al Jazeera que estava determinado a “restaurar a dignidade do povo gabonês”. Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Município de Pemba “em guerra” com vendedores informais
Acidentes de viação mataram este ano, 207 pessoas em Moçambique
Associação Provincial de Basquetebol de Nampula redimensiona Campeonato Provincial