
Já está em Moçambique o grupo coral sul-africano integrante do projecto MOSA, que vai juntar-se à sua similar moçambicana para um concerto de música coral no sábado, na Arena 3D, em KaTembe.
Uma chegada fenomenal para um evento que também se sugere que venha a ser fenomenal. A comitiva sul-africana, composta por 34 membros, desembarcou no país quando eram 9 horas, num espírito de festa e celebração. Não faltou música nem dança na chegada a Maputo.
Para quem desenhou tudo e preparou o grupo ao detalhe, os desafios ficam para trás. Estar em Moçambique significa um passo em direcção ao palco do evento.
“Os desafios existiram, mas normalmente não os consideramos, mas sim o sucesso. Para nós, estar aqui é um sucesso. Mesmo com algumas dificuldades, um país como este precisa de apoio, de algum financiamento para se sustentar, mas enfrentamos dificuldades aqui e ali, e é por isso que estamos aqui hoje. E só queremos ver o resultado final. Acabámos de chegar, saímos da África do Sul por volta das 21h da noite passada. Conduzimos em segurança, mesmo um pouco cansados, mas é por isso que estamos felizes por estarmos aqui hoje. E estamos muito mais preparados para nos juntarmos ao grupo MOSA, Moçambique, para vermos que resultado teremos com o nosso concerto”, explicou Peter Mageza, maestro da parte sul-africana.
Antes do dia D, as partes devem manter contacto para aperfeiçoar os coros, uma acção que acontece desde o início dos ensaios, que, desta vez, serão em conjunto.
Peter Mageza explica que, “à tarde, vamos trabalhar nos treinos e ver como nos vamos preparar para o concerto. Vamos trabalhar o repertório que vamos apresentar, e amanhã vão ter um pouco de folga de manhã, para poderem ver e desfrutar de Maputo. À tarde, vamos para o local, onde vamos ouvir o som e sentir o ambiente. Para que, quando chegar o sábado, estejamos quase prontos. Vão ser um só, vão interagir, vão formar a relação, e isso é o que importa.”
Sábado poderá ser o primeiro passo de uma caminhada que se espera que chegue longe. O MOSA é um projecto e um espaço de sinfonia imperdível.
“Vão ser um só, vão interagir, vão formar a relação, e isso é o que importa, para que tenhamos a relação e a amizade. E, depois, a partir daí, sentamo-nos e unimo-nos, como eles estão a fazer agora. Depois veremos depois do concerto o que teremos. Peço às pessoas que não percam o espectáculo. Peço às pessoas que não percam este espectáculo, porque este espectáculo é único. Como disse, é um projecto inovador. Vou humildemente pedir-lhes que venham e nos deixem inovar juntos”, explicou.
O concerto está marcado para pontualmente as 15 horas, no espaço de Arena 3D, no distrito de KaTembe, e os bilhetes estão disponíveis na loja online concerto.interactive.co.mz. Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Município de Pemba “em guerra” com vendedores informais
Acidentes de viação mataram este ano, 207 pessoas em Moçambique
Associação Provincial de Basquetebol de Nampula redimensiona Campeonato Provincial