
O terminal de contentores do Porto de Maputo vai aumentar de capacidade dentro de dois anos. Para o efeito, foi lançada, nesta quarta-feira, a primeira pedra para as obras de ampliação.
Este momento simboliza o início dos trabalhos para ampliação do Terminal de Contentores do Porto de Maputo.
As obras serão levadas a cabo neste local, onde o terreno já está preparado e as máquinas, posicionadas.
O ministro dos Transportes e Logística, João Matlombe, foi quem procedeu ao lançamento dos trabalhos.
“É nossa expectativa que cada dólar investido gere valor acrescentado para Moçambique, em conhecimento, inovação, inclusão e bem-estar. Que seja um investimento responsável, onde o crescimento económico caminhe de mãos dadas com a inclusão e sustentabilidade ambiental”, disse o ministro.
A empreitada inclui a expansão do pátio de armazenagem de contentores e aprofundamento do cais, que vai permitir ao Porto de Maputo receber navios de maiores dimensões.
Adicionalmente, serão instaladas mais de 700 tomadas para contentores frigoríficos para alavancar o crescimento das exportações agrícolas, particularmente de citrinos do Limpopo na África do Sul e de Massingir, em Moçambique.
Com a ampliação, o ministro dos Transportes e Logística diz que o Porto de Maputo deve manter-se como eixo estratégico do crescimento económico.
“Este investimento deve ser uma âncora para o desenvolvimento do país, que se traduz em mais postos de emprego, novas oportunidades para PME e contínua formação tecnológica e digital.”
Os trabalhos estão avaliados em 164 milhões de dólares, o equivalente a 10,3 mil milhões de Meticais.
“Nos últimos três anos, nós investimos três biliões de dólares em infra-estruturas e capacidades logísticas em África, e esse é só o começo. Pretendemos investir mais três biliões de dólares no desenvolvimento de mais infra-estruturas e logística”, disse Mohammed Akooje, representante da DP World.
As obras de ampliação do Terminal de Contentores do Porto de Maputo terão a duração de dois anos. Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Município de Pemba “em guerra” com vendedores informais
Acidentes de viação mataram este ano, 207 pessoas em Moçambique
Associação Provincial de Basquetebol de Nampula redimensiona Campeonato Provincial