Abril 21, 2025

EcoNotícias

Explore o Mundo em uma Única Plataforma! Agregamos Notícias Relevantes para si

Diplomatas franceses têm 48 horas para deixar a Argélia

 A Argélia instruiu 12 autoridades francesas a deixarem o país em 48 horas, conforme declarado pelo ministro das Relações Exteriores francês na segunda-feira. Esta acção está supostamente relacionada à prisão de três cidadãos argelinos na França.

“Peço às autoridades argelinas que abandonem essas medidas de expulsão. Se a decisão de enviar de volta nossos funcionários for mantida, não teremos outra escolha a não ser responder imediatamente”, disse o ministro das Relações Exteriores, Jean-Noel Barrot.

Uma fonte diplomática, citada pela Africannews, revelou que entre os que foram convidados a sair estão membros do Ministério do Interior francês.

Este incidente ocorre após a acusação de três argelinos, incluindo um funcionário consular, por promotores franceses na sexta-feira, suspeitos de participar do sequestro do influenciador argelino Amir Boukhors em um subúrbio de Paris em abril de 2024.

Conhecido como “Amir DZ”, Boukhors é um opositor ferrenho do governo argelino, acumulou mais de um milhão de seguidores no TikTok e recebeu asilo político em 2023.

O governo argelino está pedindo seu retorno para enfrentar processos judiciais, tendo emitido nove mandados de prisão internacionais contra ele por suposta fraude e terrorismo.

Essa situação coloca pressão adicional sobre um relacionamento já deteriorado. Durante décadas, os laços entre Paris e Argel foram complexos, apesar dos esforços contínuos para fortalecer o relacionamento. Read More O País – A verdade como notícia

About Author