
O Presidente da República empossou, hoje, a Maria de Fátima Simão Manso como nova Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Comunidades Moçambicanas no Exterior.
Daniel Chapo destacou a importância estratégica do cargo, num contexto internacional desafiante e reafirmou o compromisso do Governo com uma diplomacia centrada em resultados, no reforço dos laços com a diáspora e na promoção da diplomacia económica.
Na cerimónia, que teve lugar na Sala dos Grandes Actos da Presidência da República, o Chefe de Estado felicitou a empossada pela aceitação do convite para “servir à Pátria Moçambicana”, sublinhando que esta nomeação representa “um momento significativo para a nossa governação e para a forma como Moçambique se relaciona com o mundo e com os seus cidadãos além-fronteiras.”
Chapo afirmou que a escolha de Maria de Fátima Manso resulta de uma aposta clara na competência e dedicação. “A escolha que recai sobre a nossa compatriota reflecte o nosso firme propósito de elevar a qualidade dos serviços prestados à Nação, com um olhar atento e carinhoso, igualmente, para a nossa vasta e valorosa comunidade na diáspora”, disse.
O Presidente alertou para os desafios do actual contexto global, onde “a cooperação entre nações, embora essencial para o nosso desenvolvimento e para a paz global, não está isenta de desafios”, apontando, entre outros, as assimetrias de poder e a necessidade de alcançar consensos multilaterais. Segundo Chapo, “a arquitetura da cooperação internacional se apresenta multifacetada e, por vezes, tensa”.
Em relação à diplomacia económica, o Presidente considerou-a “um dos eixos centrais da nossa política externa” e afirmou esperar que as representações diplomáticas moçambicanas se transformem em “centros de promoção económica, atraindo investimento, fomentando o comércio e divulgando o potencial turístico e cultural deste nosso belo Moçambique”.
Chapo referiu-se também à recém-aprovada Política Nacional da Diáspora, destacando-a como um instrumento fundamental para estimular o envolvimento dos moçambicanos no estrangeiro no desenvolvimento do país. “É vossa missão conhecer as valências dos moçambicanos na diáspora que poderão concorrer para maior engajamento na vida política, económica e social do país”, enfatizou.
No seu discurso, o Presidente reafirmou que os Secretários de Estado, apesar de não integrarem o Governo, “concebem projectos para alavancar as áreas que vão dirigir, tendo como perspectiva a melhoria das condições de vida dos moçambicanos”, e concluiu garantindo apoio total à nova dirigente: “Confiamos plenamente na dedicação e no empenho da nossa Secretária de Estado e reiteramos o nosso total apoio nesta importante empreitada.” Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Renamo desconhece paradeiro de 251 guerrilheiros
Agência do Zambeze reforça capacidade de produção da população
Brigadeiro da Renamo em Manica ameaça atacar residência de Ossufo Momade