
Uma equipa conjunta do Conselho Municipal de Maputo e do Ministério da Juventude e Desporto, liderada pelo respectivo Ministro, Caifadine Manasse, efectuou uma visita, ao Estádio Nacional do Zimpeto, no início desta semana, para aferir de perto a situação de saneamento e meio que o recinto desportivo apresenta.
No local a equipa conjunta se deparou com enorme quantidade de lixo nos arredores da vedação do estádio, principalmente do lado onde se localiza o mercado, o que periga a saúde dos utentes da Piscina Olímpica que se localiza no espaço adjacente ao estádio, bem como dos utentes directos e indirectos do local.
Caifadine Manasse, que falava durante a visita ao Estádio da Machava, disse que o plano conjunto é resolver os problemas das águas residuais que danificam a infraestrutura desportiva.
“Tivemos uma audiência com o presidente do Município de Maputo, a quem agradecemos, porque um dos pontos que fomos lá colocar era a questão do Zimpeto. Nós temos um mercado ali ao lado em que também temos problema de águas que estão a sair da Vila Olímpica, que estão a criar algum problema ali dentro. Estivemos com técnicos do Município lá no Zimpeto para fazer avaliação e para trabalharmos para a melhoria daquela zona”, esclareceu Manasse.
O Ministro da Juventude e Desporto assegurou que o acompanhamento das obras que decorrem no Estádio Nacional do Zimpeto será permanente e semanal. “Estaremos lá todos os dias, estaremos por cima dos acontecimentos e trabalharemos para que o Zimpeto dos moçambicanos, o estádio dos moçambicanos, volte à sua normalidade”, disse, frisando ainda que “se eu não estiver lá, irá um quadro da direcção nacional, nesse caso o Diretor Nacional do Desporto, Secretário Permanente ou outro. A verdade é que o Zimpeto será visitado todas as semanas pela direcção do ministério até que esteja em condições”.
Caifadine Manasse assume o compromisso e a responsabilidade de colocar as infraestruturas desportivas nacionais em condições de serem utilizadas para o bem do desporto e dos moçambicanos. “É uma infraestrutura do governo que nós temos que trabalhar e para nos responsabilizarmos no sentido de que aquilo que é do povo esteja em condições. E nós estamos lá para isso”, finalizou.
As obras do Estádio Nacional do Zimpeto decorrem desde o mês de Fevereiro e não acolheu o jogo dos Mambas, em Março, devido a má qualidade da relva, sendo que os trabalhos acontecem em vários compartimentos, desde as casas de banho, vedação, bancadas, iluminação, torniquetes e balneários. Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
BM aprova instrumentos normativos de cariz cambial e prudencial
Sociólogo defende que VBG tem origens nos valores sociais de masculinidade e feminilidade
Parceiro-chave da coligação vota contra o orçamento de 2025 na África do Sul