
O INAM prevê a evolução de tempestades tropicais para a formação de dois ciclones “Honde” e “Garance”, entre quinta e sexta-feira, no sul e leste de Madagascar. Os fenómenos poderão causar ventos fortes no canal de Moçambique.
A Tempestade Tropical Moderada denominada Honde está a sensivelmente 250 km da linha da Costa da província de Inhambane e se move para o sul do Madagáscar.
Enquanto se desloca, a previsão é de que evolua para o estágio de ciclone tropical, na sexta-feira (28), o que poderá causar ventos fortes no canal de Moçambique, além de chuvas fracas a moderadas e localmente fortes, em alguns pontos do país.
“Este sistema não está no nosso país, está no mar, no canal de Moçambique. No entanto, é grande e impacta a circulação geral da atmosfera, e isso nos gera chuva. Seus efeitos directos estão no mar. Por conta das massas de ar, as chuvas vão se fazer sentir na parte continental”, explicou o meteorologista Lelo Tayob.
Já a Tempestade Tropical Garance está a mover-se para o leste de Madagáscar, e poderá também evoluir para o estágio de ciclone tropical, mas não constitui perigo para o país.
“Amanhã a tempestade irá evoluir para ciclone tropical mas dada a dimensão, localização e movimento, que é para longe de Madagascar, não terá impacto sobre a parte continental do nosso país. Está a mover-se para o leste e não vai atravessar, se atravessasse teria impacto directo sobre o canal e parte do nosso continente. Mas porque está a fugir não vai ter influência significativa”.
O INAM alerta para a tomada de medidas de segurança face aos fenómenos, sobretudo quanto à navegação marítima.
Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Comunidade Mahometana lembra Papa Francisco como figura de conciliação
China vai retaliar com sanções contra funcionários dos EUA
Dom Dinis Sengulane sugere que moçambicanos se inspirem no Papa Francisco