
O pânico espalhou-se em Goma, com os rebeldes do M23 a aproximarem-se da principal cidade do leste da República Democrática do Congo (RDC), após tomarem o controlo de uma cidade vizinha.
As explosões de artilharia pesada foram ouvidas na quinta-feira nos arredores distantes de Goma, capital da província de Kivu do Norte, e centenas de civis feridos foram trazidos para o hospital principal na área dos combates.
O grupo rebelde avançou significativamente nas últimas semanas, aproximando-se de Goma, que tem cerca de dois milhões de habitantes e é um centro regional de segurança e prestação de cuidados humanitários.
Os rebeldes tomaram Saque na quinta-feira, uma cidade a apenas 27 quilômetros de Goma e uma das últimas na rota principal para a capital de Kivu do Norte, ainda sob controlo das forças do Governo congolês.
À medida que as notícias dos combates se iam espalhando na quinta-feira de manhã, as escolas de Goma mandaram os alunos para casa.
Muitos residentes de Sake juntaram-se às mais de 178 mil pessoas que fugiram ao avanço do M23 nas últimas duas semanas.
O Hospital CBCA Ndosho, em Goma, está a funcionar no limite das suas capacidades, com centenas de feridos na quinta-feira. Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Comunidade Mahometana lembra Papa Francisco como figura de conciliação
China vai retaliar com sanções contra funcionários dos EUA
Dom Dinis Sengulane sugere que moçambicanos se inspirem no Papa Francisco