
O Vista Bank Moçambique pretende abrir linhas de financiamento acessíveis para pequenas e médias empresas nacionais. Com a sua nova imagem, o ex-banco Société Générale promete posicionar-se entre os melhores, nos próximos tempos.
Em Agosto do ano passado, o grupo Vista adquiriu na totalidade o banco Société Général em Moçambique. Cerca de cinco meses depois, o banco pan-fricano procura reforçar a sua presença no mercado financeiro nacional, através de novos serviços e apoiando as Pequenas e Médias Empresas (PME).
“Somos um banco global pan-africano, mas trabalhamos como um banco local. Tendo em conta a realidade dos mercados locais, nós processamos produtos que atendem os mercados locais com vista a promover o desenvolvimento económico de todas as nações. Em Moçambique, estamos satisfeitos por saber que a maioria das empresas que estão a operar no país sempre encontram-se preparadas para apoiar as Pequenas e Médias Empresas locais para aproveitarem o máximo o seu potencial”, disse Simon Tiemtore, presidente do Vista Group Holding.
Para tal, o grupo Vista está também a expandir a sua actividade para a Europa e a porta de entrada é a França, onde já teve autorização para abrir uma subsidiária que poderá iniciar operações a partir do segundo trimestre deste ano e será uma mais valia para Moçambique, segundo o presidente do grupo.
“O Vista Bank Moçambique será capaz de apoiar o Governo moçambicano e o seu plano nacional de desenvolvimento económico na exportação do petróleo e gás, na importação de produtos e materiais para construção e desenvolvimento do país, bem como para a exportações dos sectores de petróleo e gás, assim como a agricultura. Será ainda capaz de apoiar o sector privado em Moçambique a realizar transações com o resto do mundo, bem como de apoiar as PME que constituem 90% do tecido empresarial moçambicano. Moçambique vai ser um grande beneficiário da nossa presença na França porque vamos permitir o acesso global ao resto do mundo, ajudando e promovendo as transações entre o país e o mundo”, explicou Simon Tiemtore.
Em Moçambique, o Vista Group planeia apoiar não só empresas prestadoras de serviços aos megaprojectos da indústria do gás natural, mas também o Governo, com um plano de desenvolvimento nacional, como um país exportador de Hidrocarbonetos. Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Comunidade Mahometana lembra Papa Francisco como figura de conciliação
China vai retaliar com sanções contra funcionários dos EUA
Dom Dinis Sengulane sugere que moçambicanos se inspirem no Papa Francisco