Um total de 33 reféns, na faixa de Gaza poderão ser libertados, a partir deste fim de semana. Israel e o grupo Hamas chegaram a um acordo de cessar-fogo no conflito que dura 1 ano e 3 meses. A novidade foi confirmada pelos Estados Unidos e pelo Catar, mediadores do conflito.
A informação já circulava pelos corredores da imprensa internacional, mas Donald Trump foi quem confirmou os boatos. Trump antecipou-se ao pronunciamento oficial que seria dado pelas autoridades do Catar, também mediador do conflito, nesta quarta-feira.
O presidente-eleito dos Estados Unidos da América publicou na sua rede social Truth o texto “Temos um acordo sobre os reféns”, segundo escreve a RTP Notícias.
Mais tarde, o primeiro-ministro do Qatar deu uma conferência de imprensa e confirmou a notícia.
O acordo, intensamente negociado por Catar, Estados Unidos e Egito, e concluído poucos dias antes do retorno de Donald Trump à Casa Branca, prevê a troca, numa primeira fase, de 33 reféns israelenses por prisioneiros palestinos mantidos por Israel.
A primeira fase de tréguas deverá durar 42 dias e inclui o cessar-fogo em Gaza, a retirada gradual das forças militares israelitas presentes no enclave, refere a agência de notícias Reuters.
A confirmação das tréguas levou milhares de palestinianos às ruas de Gaza, em festejos, e igualmente centenas de pessoas em Telavive, com cartazes e cânticos. Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Chapo recebe recebe ministro conselheiro da Saharaui Democrática
Sporting rejeita proposta de 18 milhões de euros por Geny Catamo
Sorteio do CAN marcado para 27 de Janeiro