Dezembro 9, 2024

EcoNotícias

Explore o Mundo em uma Única Plataforma! Agregamos Notícias Relevantes para si

Crise de água afecta munícipes em Nampula

 A cidade de Nampula volta a estar debaixo da crise profunda de água. A barragem que abastece a cidade está com apenas 30% da sua capacidade. O abastecimento está a ser feito com restrições.

A água potável virou verdadeiramente um líquido precioso na terceira maior cidade de Moçambique. Na falta do líquido precioso, nas torneiras, a população recorre a poços a céu aberto para conseguir água para diversos fins domésticos.

No bairro de Carrupeia, a população recorre a um ponto para lavar a roupa e tomar banho, porque em casa a água não jorra nas torneiras e se jorra não é todos os dias.

Com pouca água na barragem, a empresa Águas da Região do Norte, gestora do sistema de abastecimento de água potável na cidade de Nampula, está a abastecer os bairros com restrições.

Caso a chuva demore a cair, será activado um plano de emergência, dentro da estratégia de gestão de crise.

Há anos que se tem falado do problema de água na cidade de Nampula. De tantas soluções que já foram experimentadas, agora o Governo abraça o projecto de uma nova barragem.

A nova barragem poderá estar no distrito de Rapale, sob o mesmo rio Monapo, a mais ou manos 15 km da actual barragem.

O Banco Mundial financia o estudo de avaliação de impacto ambiental, gestão de reassentamentos e desenho do projecto da barragem. Read More O País – A verdade como notícia

About Author