
O Presidente da República diz que o Governo pode ter dificuldades de pagar salários e subsídios de horas extras aos professores e médicos, devido à fraca arrecadação de receitas, provocada pelas manifestações pós-eleitorais. Filipe Nyusi reuniu-se, quarta-feira, com reitores de universidades públicas e privadas para auscultar propostas de saída para a crise.
É mais um encontro promovido pelo Presidente da República, em busca de possíveis soluções para a actual crise pós-eleitoral que o país enfrenta. Desta vez, Filipe Nyusi reuniu-se com reitores de universidades e institutos de formação superior públicos e privados. No encontro, Nyusi afirmou não estar em condições de assumir acordos, por estar a chefiar um Governo praticamente de gestão.
“Podíamos criar um grupo, como fizemos com a COVID, um grupo de técnicos, mas é uma ideia. Argumentar que estamos com um Governo de gestão, então algumas medidas de profundidade seriam não éticas. O normal é: as realizações agora. Mas, prever que o futuro tem que ser assim… se não conseguimos fazer em 10 anos [não faremos agora]”, disse.
Apesar disso, Filipe Nyusi diz que já ouviu preocupações individuais de três dos quatro candidatos presidenciais.
“Estamos a realizar encontros dirigidos e eu já me reuni com quase todos, menos esse ausente, para poder ouvir … e dali, eu estou a ouvir preocupações de cada um, que não são iguais. O problema é que não se pode dizer ao povo [quais são essas preocupações]”.
O Chefe de Estado disse ainda que, embora as preocupações sejam diferentes, os partidos são unânimes em condenar as manifestações, entretanto, também sublinham a necessidade de mudança. Nyusi acrescenta ainda que são injustas as acusações feitas em torno da actuação da polícia.
“As nossas Forças de Defesa e Segurança, em frente está a polícia, muitas vezes são acusadas de violência. E eu sempre chamo a atenção: ponderem, ponderem e ponderem… mas depois chegamos à conclusão de que se nós decidirmos, só um dia, por três horas, polícia fica na caserna, não sei que Moçambique vamos ter”, rematou Filipe Nyusi.
Uma das consequências das manifestações é a fraca arrecadação de receitas e Filipe Nyusi avisa que poderão haver consequências.
“Existe também outros problemas de receitas, receitas fiscais que já estão a cair. A informação nesta manhã encorajou-me um bocadinho, porque até antes de ontem, não estive bem satisfeito, mas, pelo menos, conseguiram fazer uma cobrança de até 80% do previsto (…) e isso me agita porque posso não conseguir pagar salários aos professores enfermeiros, e nós não temos orçamento dourado”, explicou o Presidente da República.
O encontro decorreu à porta fechada e Nyusi prometeu divulgar as principais notas da reunião.
Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Comunidade Mahometana lembra Papa Francisco como figura de conciliação
China vai retaliar com sanções contra funcionários dos EUA
Dom Dinis Sengulane sugere que moçambicanos se inspirem no Papa Francisco