Novembro 15, 2024

EcoNotícias

Explore o Mundo em uma Única Plataforma! Agregamos Notícias Relevantes para si

Malfeitores vandalizam mais de 60 campas em Nampula

 Um caso insólito em Nampula. Desconhecidos vandalizaram 61 campas em um cemitério na cidade de Nampula e não se apoderaram de nada. O Município estranha a atitude e abriu um processo-crime contra os desconhecidos.

Os portões do cemitério São João de Brito, conhecido por Cemitério Velho, abrem-se e desvendam um insólito, que aconteceu na noite da última quarta-feira. 61 campas foram vandalizadas por pessoas desconhecidas e por motivações igualmente desconhecidas. 

“Quando eu cheguei aqui, abri as portas e encontrei as campas já vandalizadas. São 61 campas vandalizadas, mas não levaram nada, só estragaram as campas”, disse um funcionário do cemitério. 

Uma atitude indescritível. “Eu descrevo isso como uma questão muito triste, porque foi há dois anos atrás que nós fizemos essa campa e vieram, destruíram, fizeram tudo. Nós queríamos até a beleza do nosso familiar, a campa do nosso familiar, mas destruíram toda a beleza”, declarou um familiar que teve a campa do seu ente querido vandalizada. 

O vereador do Pelouro de Salubridade e Gestão Funerária não encontra explicação para o que aconteceu. O fato é que a vandalização foi de forma seletiva. 

“As pessoas saltaram o muro e vandalizaram, particularmente, aquelas campas de mármore. Daquilo que nós podemos constatar é que não havia algo específico que as pessoas  queriam fora daquilo que é uma simples vandalização. O que ocorreu é que empurraram a parte frontal das campas e algumas campas subiram, como existe uma parte oca, e foram cedendo. Então fomos preparados com essa situação logo às cinco horas e viemos aqui, contabilizamos, eram 61 campas”, disse o vereador.

O artigo 245 do Código Penal enquadra este ato como sendo a violação de túmulos e desrespeito aos mortos, uma conduta que é punível com pena de prisão de até um ano  ou multa correspondente. Por isso, o município de Nampula abriu um processo crime. É caso para dizer que nem os mortos descansam em paz nesta pátria. Read More O País – A verdade como notícia

About Author