Novembro 12, 2024

EcoNotícias

Explore o Mundo em uma Única Plataforma! Agregamos Notícias Relevantes para si

Pelo menos 17 soldados mortos em ataque do Boko Haram no Chade

 Insurgentes do Boko Haram mataram 17 soldados chadianos, em ataque a um posto militar, este fim-de-semana. 

O ataque na região do Lago Chade ocorreu no sábado, segundo avançou o porta-voz do exército, Gen. Issakh Acheikh, na televisão estatal, na noite de domingo. 

A região do Lago Chade tem sido atingida por ataques frequentes de insurgentes neste ano, incluindo o Boko Haram e o Estado Islâmico na África Ocidental, o que reacendeu os temores de violência, após um período de paz, que resultou de uma operação militar bem-sucedida, lançada em 2020, pelo exército chadiano, para destruir as bases dos grupos extremistas.

Em Outubro, 40 soldados foram mortos em um ataque a uma base militar, levando o presidente Mahamat Deby Itno a lançar uma operação, para desalojar militantes do Boko Haram do Lago Chade. Em março, um ataque que o governo atribuiu ao Boko Haram matou sete soldados.

O Boko Haram, lançou uma insurgência há mais de uma década contra a educação ocidental, e busca pelo estabelecimento da Lei Islâmica no nordeste da Nigéria. A insurgência se espalhou para países vizinhos da África Ocidental, incluindo Camarões , Níger e Chade .

  Read More O País – A verdade como notícia

About Author