Os manifestantes bloquearam, hoje, a Estrada Nacional Número 4, que liga as cidades de Maputo e Matola. A Polícia recomendou aos cidadãos a usarem caminhos alternativos e criou filas de escolta. Já na Avenida Vladimir Lenine, Cidade de Maputo, viveu-se um ambiente de convivência entre a Polícia e os manifestantes.
Na Avenida Vladimir Lenine, Cidade de Maputo, viu veículos de guerra mobilizados pelas Forças de Defesa e Segurança, que marcharam com a população.
Algum tempo depois, chegou um contingente policial que impediu os manifestantes de avançar em direcção à Praça da OMM. Essa foi uma missão fácil para os agentes, até porque os manifestantes obedeceram.
No meio da manifestação, chegou um grupo, o que chamou a atenção de todos, mas não alteraram a ordem do momento. E porque o ambiente era inofensivo, os agentes decidiram retirar-se, feito o acordo de que os manifestantes não sairiam de onde estavam.
Sucedeu que os manifestantes começaram a seguir à Polícia. Nesse momento, os agentes tentaram retomar ao acordo que tinha feito, sem sucesso. De seguida, por um lado, viu-se tiros de gás lacrimogéneo. Por outro, houve lançamento de algumas pedras, o que não durou muito tempo porque os populares repreenderam os que estavam a arremessar as pedras contra a Polícia.
O ambiente de convivência pacífica não se viu na EN4, onde a via esteve bloqueada.
No ar, a Polícia sobrevoava o local com um helicóptero, e, na terra, os seus agentes procuravam formas de assegurar a passagem dos automobilistas em segurança. Mas, nem sempre foi possível passar, e aí recurar e encontrar outras vias foi a solução.
Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Beira regista ambiente calmo
Jovem de 19 anos de idade ferido a bala durante manifestações em Tete
Nove casos de ilícitos eleitorais julgados procedentes