Setembro 5, 2024

EcoNotícias

Explore o Mundo em uma Única Plataforma! Agregamos Notícias Relevantes para si

Dezenas de terroristas foram “abatidos” e continuam perseguições, garante PR

Dezenas de terroristas foram mortos em confrontos na madrugada desta quarta-feira, no distrito de Mocímboa da Praia, província de Cabo Delgado. De acordo com o Presidente da República, Filipe Nyusi, as forças moçambicanas estão motivadas e as perseguições contra os grupos extremistas não vão cessar.

Em menos de uma semana que o próprio Presidente da República anunciou que tinham sido eliminadas todas as bases terroristas em Cabo Delgado, o “inesperado voltou a acontecer”. Os terroristas voltaram a atacar Nangade e Mocímboa da Praia, naquela província do Norte.

Segundo o Presidente, a ofensiva terrorista foi travada pelas forças locais, compostas por combatentes veteranos e novos e as forças ruandesas, que, sem se referir o número exacto, “abateram” dezenas de terroristas sem sofrer nenhuma baixa até à manhã desta quarta-feira.

“Os confrontos com o inimigo começaram anteontem, na zona de Nangade, onde os combatentes veteranos e alguns novos conseguiram pôr fora de combate alguns terroristas. A operação continua e os terroristas estão a levar porrada. Dezenas (deles) foram mortos e muito armamento foi apreendido”, disse Nyusi.

Ao mesmo tempo, o chefe de Estado garantiu que as Forças de Defesa e Segurança, conjuntamente com os militares do Ruanda, estão motivadas e vão continuar as perseguições contra os terroristas, que estão “fragilizados”.

“Fica claro que os nossos combatentes estão motivados e em perseguição aos terroristas. São momentos difíceis, mas os terroristas estão em fuga e a nossa determinação ajuda-nos a dizer que esta pátria tem dono.”

Estes ataques às posições das Forças de Defesa e Segurança em Cabo Delgado voltaram a intensificar-se depois do anúncio da retirada, até Junho, da Missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral em Moçambique, SAMIM.

 

About Author