
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que pretende impor tarifas de 50% sobre os produtos importados da União Europeia (UE) a partir de 1 de junho. A medida, revelada através de uma publicação na rede social ‘Truth Social’, surge em resposta ao que Trump considera ser a estagnação nas negociações comerciais com o bloco europeu.
Na sua publicação, o Presidente criticou duramente a UE, acusando-a de ter sido criada com o objectivo de explorar os Estados Unidos em termos comerciais. Trump afirma que as discussões entre ambas as partes não têm produzido avanços e apontou uma série de queixas, incluindo barreiras comerciais, o IVA, sanções a empresas, barreiras não monetárias, manipulação cambial e processos judiciais contra empresas norte-americanas, que, segundo ele, têm contribuído para um défice comercial “totalmente inaceitável”.
“Vou recomendar a aplicação de uma tarifa directa de 50% sobre todos os produtos da União Europeia, com início a 1 de Junho. Produtos fabricados nos EUA estarão isentos desta taxa”, declarou Trump.
Esta medida foi anunciada pouco depois de outra ameaça do Presidente, direcionada à Apple. Trump afirmou que poderá impor tarifas de 25% sobre a empresa caso esta não transfira a produção de iPhones para território norte-americano. Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Luís Cezerilo pronto para internacionalizar a Literatura Moçambicana
Detidos 18 imigrantes ilegais em Gorongosa
Retirados todos mineiros soterrados em mina na África do Sul