
Todos os mineiros que estiveram presos durante mais de 24 horas numa mina de ouro, na África do Sul, regressaram à superfície, segundo anunciou um operador da mina à imprensa local.
Os mineiros estavam presos desde quinta-feira na mina de ouro de Kloof, 60 quilómetros a oeste de Joanesburgo, depois de um guincho utilizado para aceder ao poço ter sido danificado num acidente, informou a empresa mineira Sibanye-Stillwater.
Segundo a Reuters, numa primeira fase, foram trazidos a superficie 79 mineiros, por volta das 13 horas, os outros foram resgatados seis horas mais tarde.
Segundo escreve Notícias ao Minuto, foi decidido não utilizar as vias de evacuação de emergência, o que teria obrigado os mineiros a percorrer distâncias mais longas.
Esta é uma das minas de ouro mais profundas exploradas pela Sibanye-Stillwater. Os familiares dos mineiros reuniram-se à porta do local.
O incidente, cujos pormenores não são conhecidos, ocorreu na quinta-feira.
A indústria mineira emprega centenas de milhares de pessoas na África do Sul, país vizinho de Moçambique e que foi o primeiro exportador mundial de platina e um dos principais exportadores de ouro, diamantes, carvão e outras matérias-primas.
De acordo com o Minerals Council South Africa, uma organização patronal do setor da mineração, 42 mineiros morreram em 2024, em comparação com 55 no ano anterior. Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Desmobilizados da Renamo negam participar na Conferência Nacional da Acolde
Médicos do HCM ameaçam parar com horas extraordinárias
Luís Cezerilo pronto para internacionalizar a Literatura Moçambicana