
O Gabinete de Candidatura a Secretário-geral da Associação de Escritores Moçambicanos (AEMO), encabeçado pelo escritor, crítico literário e Professor, Luís Abel dos Santos Cezerilo, torna pública a sua candidatura constituída por 98% de jovens que perfazem a lista como órgãos sociais. Uma candidatura apresentada por jovens escritores, que cientes da necessidade de criar-se uma revitalização e nova dinâmica na AEMO, unem sinergias para que, através de seu engajamento, os escritores, tenham espaço aberto para todos e a diversidade de vozes da literatura moçambicana tenha uma convivência saudável, confluência de gerações e criação de parcerias para internacionalizar a literatura moçambicana.
Pelo facto de avizinhar-se o pleito eleitoral referente a sucessão da actual direcção da AEMO, depreende-se ser necessário ter-se uma liderança que confira dignidade a esta agremiação e que aquiesça a convivência inter-geracional garantido a continuidade do legado iniciado por José Craveirinha e entre outros, como resposta a dinâmica social, política e cultural da contemporaneidade.
Este manifesto tem como pressupostos as seguintes linhas: promover o hábito da leitura, eventos e festivais, desafios literários, revisão de pares, recursos literários, plataforma online, diversidade literária, divulgação literária, fomentar a criatividade e colaboração e cooperação.
Luís Cezerilo, tem uma larga experiência na literatura, destaca-se na valorização da literatura moçambicana e no fortalecimento da identidade cultural, por via de suas publicações e estudos literários sobre a poesia de José Craveirinha, bem como, a de Eduardo White. A candidatura de Cezerilo conta com a parceria de entidades como a Editora Moderna de Angola, que manifestou recentemente a sua total disponibilidade para estabelecer uma parceria estratégica com a Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), representada por este candidato, e esta parceria consiste em estabelecer um quadro da edição, promoção e circulação de obras de autores moçambicanos, edição conjunta de autores moçambicanos, com padrões editoriais internacionais, garantindo rigor, qualidade gráfica e ampla distribuição nos mercados angolano, moçambicano e em outros países de língua portuguesa; promoção de intercâmbios culturais, através de lançamentos de obras, feiras do livro, conferências e residências literárias, aproximando os escritores de ambos os países e projectando a voz da literatura africana lusófona no mundo; concessão de prémios e distinções conjuntas, que incentivem a produção literária de qualidade e reconheçam o mérito dos escritores que promovam o diálogo cultural e a inovação estética; definição de um plano editorial bienal, onde ambas as instituições participem na escolha de autores.
“Estamos convictos de que, sob a liderança visionária de V. Exa. Sr. Luís Abel Cezerilo, este caminho de cooperação poderá ser iniciado com pragmatismo e visão estratégica, garantindo benefícios concretos para os escritores moçambicanos e o fortalecimento das nossas literaturas nacionais no contexto internacional.” Lê-se do comunicado da Editora Moderna de Angola.
Luís Cezerilo tem uma dezena de livros publicados, é patrono da Associação Casa Museu, um lugar de encontro de artistas nacionais e internacionais para a divulgação da literatura, artes plásticas e música. É Pós-Doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho *UNESP-Campus de Araraquara (2009); Doutor em Estudos Comparados de Literatura Africana de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP) em (2005); possui graduação pela Universidade de Évora (1999), Professor Auxiliar na Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique-Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Membro Fundador do Núcleo de Pesquisa de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Universidade Camilo Castelo Branco.
Juntos, podemos fazer da nossa AEMO um farol da excelência literária e um espaço onde todos os escritores possam florescer. Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Acesso aos livros: Cecília Mate conduz uma biblioteca móvel em Mafalala
Secretário do Estado em Sofala oferece bolsas de estudo a raparigas necessitadas
Estradas de Projecto Move na Matola atrasadas