Maio 22, 2025

EcoNotícias

Explore o Mundo em uma Única Plataforma! Agregamos Notícias Relevantes para si

Maria Manso pede maior compromisso Euro-Africano na prevenção de Conflitos

 A secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Comunidade Moçambicana no Exterior, Maria de Fátima Manso, apelou para um maior empenho conjunto entre a União Africana (UA) e a União Europeia (UE) na prevenção de conflitos e no combate ao terrorismo e extremismo violento.

A intervenção da governante moçambicana teve lugar na manhã desta quarta-feira, durante a Terceira Reunião Ministerial entre a UE e a UA, em Bruxelas, por ocasião do 25º aniversário da parceria entre as duas organizações continentais.

No seu discurso, Maria Manso destacou que “num momento histórico em que a parceria UE-UA celebra 25 anos, devemos investir em esforços para uma abordagem efectiva sobre a prevenção de conflitos e o combate ao terrorismo e ao extremismo violento, à luz da Arquitectura Africana de Paz e Segurança da União Africana que providencia uma base sólida no processo da criação de alicerces para a garantia de uma paz sustentável em África”.

A reunião foi co-presidida pela Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Kaja Kallas, pelo Ministro das Relações Exteriores de Angola, Tete António, e pelo Presidente da Comissão da União Africana, Mahmoud Ali Youssouf.

No painel dedicado ao tema “Paz, Segurança e Governação”, Manso alertou para a necessidade de uma abordagem profunda aos fenómenos que ameaçam a estabilidade dos países africanos, considerando esta uma condição fundamental para a materialização de programas de desenvolvimento e para o bem-estar das populações.

“É imperioso prestar atenção especial à assistência humanitária aos deslocados, refugiados e à população em geral, vítimas da consequência das ameaças à paz e segurança”, defendeu a Secretária de Estado.

Durante a sua intervenção, descreveu ainda aos ministros presentes os impactos devastadores das acções terroristas na província moçambicana de Cabo Delgado, tanto sobre as populações locais quanto sobre as infraestruturas económicas e sociais do país.

Maria Manso aproveitou a ocasião para agradecer o apoio recebido no combate ao terrorismo, por parte dos países membros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), Ruanda e União Europeia.

A governante destacou ainda a liderança do Presidente da República de Moçambique no processo de diálogo interno, que visa reformas políticas e o aprofundamento da paz e estabilidade nacional, no contexto da construção de uma democracia sólida e sustentável.

A reunião ministerial contou com a participação de 68 ministros dos Negócios Estrangeiros de países africanos e europeus, além de representantes das duas uniões. Os temas em debate foram: (i) paz, segurança e governação; (ii) multilateralismo; (iii) prosperidade; e (iv) pessoas, migração e mobilidade.

Nos próximos dias, Maria de Fátima Manso participará também na 119ª sessão do Conselho de Ministros da Organização dos Estados da África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), onde será avaliado o grau de implementação das decisões anteriores e discutido o processo de reestruturação do secretariado da organização.

A secretária de Estado fez-se acompanhar à reunião em Bruxelas pelas embaixadoras de Moçambique na Etiópia e no Reino da Bélgica, Ana Nemba Uaiene e Berta Cossa, respectivamente, e pelo Director do Gabinete do Ordenador Nacional, Mário Saraiva Ngwenya. Read More O País – A verdade como notícia

About Author