Maio 20, 2025

EcoNotícias

Explore o Mundo em uma Única Plataforma! Agregamos Notícias Relevantes para si

Embaixada da Rússia não confirma que ataque ao seu navio tenha sido perpetrado por terroristas 

 A embaixada da Rússia em Moçambique não confirma que o ataque ao seu navio de pesquisa, em Mocimboa da praia, há duas semanas, tenha sido perpetrado por um grupo terrorista, e diz já ter participado o caso ao Governo moçambicano, para os trabalhos de investigação.

Ainda continuam escassas as informações por detrás do ataque ao navio cenográfico russo, que no dia 10 de Maio, realizava pesquisas sobre fauna marinha, na costa moçambicana em Mocimboa da praia.

Em declarações ao Jornal O País, a embaixada da Rússia em Moçambique disse que a referida embarcação era ocupada por mais de 40 tripulantes, dos quais 12 pesquisadores, mas não atribuiu os ataques a grupos terroristas.

“Nós não tivemos comprovação oficial de que se trata de um grupo de terroristas. No dia 10 de Maio, fomos alvo de um ataque por duas embarcações desconhecidas que se  recusaram a entrar em contacto com o nosso navio, e começaram a disparar”, explicou Polina Jukova Adida da imprensa na embaixada Russa.

O consulado russo diz estar em contacto com o Governo moçambicano para possíveis trabalhos de investigação. “Nós estamos em contacto, sim, com o Governo moçambicano, mas agora não tenho nenhuma informação a divulgar”.

Apesar dos ataques, os representantes russos em Moçambique garantem que a missão da equipa de investigação terminou com sucesso, e ninguém dos ocupantes foi atingido senão danos na embarcação.

“Embora tenha havido um ataque, o navio não parou os seus trabalhos de pesquisa e todo o grupo científico finalizou com muito sucesso os seus trabalhos. Eles completaram tudo o que foi previsto naquela zona”, acrescentou a fonte.

O “O País” apurou, junto de fontes próximas ao consulado russo, que as pesquisas realizadas têm a ver com um programa de expedição africana, e que, nos próximos dias, darão continuidade em outros locais do continente. Read More O País – A verdade como notícia

About Author