Maio 18, 2025

EcoNotícias

Explore o Mundo em uma Única Plataforma! Agregamos Notícias Relevantes para si

Edilidade de Maputo diz que a fraca recolha de lixo se deve ao fim de contratos

 O Conselho Municipal de Maputo reconhece que há dificuldades na recolha de lixo e que o problema está a causar proliferação dos resíduos sólidos em vários bairros. A edilidade diz que tudo se deve ao fim de contratos com algumas empresas que prestam os serviços de recolha.

Continuam vários focos de lixo em vários bairros da Cidade de Maputo, mesmo depois de a edilidade ter prometido acabar com as lixeiras informais.

A nossa equipa de reportagem noticiou, na semana passada, que a proliferação dos resíduos sólidos voltou a tomar conta da capital do país, e a indignação dos munícipes, a soar mais alto.

Os vizinhos pedem socorro. [O lixo] provoca mau cheiro, principalmente em dias de chuva. Pedimos que tenham misericórdia de nós e removam este lixo. Pagamos a taxa de lixo. Afinal, porque nos fazem mal?

O Conselho Municipal de Maputo assumiu o problema e explicou que há razões de ser.

“Estamos no fim de alguns contratos de prestação de serviços, e isso está a trazer alguns constrangimentos. Um deles já terminou e há outros dois que estão no fim”, explicou João Munguambe, vereador de Infra-Estruturas e Saneamento, na Cidade de Maputo.

O fim de contratos com as empresas de prestação de serviços faz com que haja limitações de meios para recolher lixo.

“Legalmente, não se pode continuar com uma entidade que não tem contrato em vigor. Então, neste momento, há um esforço adicional com os meios que nós temos disponíveis, porque alguns contratos já cessaram.”

Para reforçar a recolha de lixo na capital do país, o vereador de Infra-Estruturas e Saneamento garante que a edilidade está a adquirir meios próprios, alguns dos quais já estão à disposição. Read More O País – A verdade como notícia

About Author