
O torneio COSAFA 2025 em seniores masculinos vai manter o formato emocionante do ano passado e será realizado de 4 a 15 de Junho em Mangaung, Bloemfontein, África do Sul, com o sorteio da fase de grupos a ser realizado na quarta-feira, 21 de Maio.
O Marrocos, semifinalista do Campeonato do Mundo de 2022, será o convidado da edição deste ano, onde fará a sua estreia, juntando-se a Angola, Botswana, Comores, Lesotho, Eswatini, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Zâmbia e Zimbabwe, na competição regional de 14 selecções.
O formato no sorteio deste ano será de dividir as selecções em quatro grupos. Os grupos A e B terão quatro selecções cada, e os grupos C e D terão três.
A competição será uma excelente oportunidade para o aquecimento das selecções antes do retorno às eliminatórias do Campeonato do Mundo da FIFA de 2026 em Setembro, dando a possibilidade a essas selecções da região de disputar até cinco jogos.
A competição será realizada em Mangaung, Bloemfontein, pela primeira vez, com o Estádio Free State, que acolheu jogos do Mundial da FIFA de 2010, e o Estádio Dr. Petrus Molemela, a serem as sedes das partidas.
As 23 edições anteriores do COSAFA testemunharam grandes actuações e jogos incríveis que entraram para o folclore do futebol da região austral de África, mas apenas cinco nações podem afirmar ter erguido o cobiçado troféu.
Angola, que na edição do ano passado derrotou a Namíbia por 5-0 na final, erguendo o troféu pela primeira vez em 20 anos, chega a esta edição para defender o seu título.
A Zâmbia lidera a lista das nações que mais conquistaram o torneio COSAFA, com sete títulos, mais um que o Zimbabwe, com África do Sul (cinco), Angola (quatro) e Namíbia (um), outras selecções que já conquistaram o título regional.
Moçambique, Malawi, Botswana e Lesotho foram finalistas duas vezes, mas acabaram por perder em ambas as ocasiões. Senegal, outro país convidado, é o único país de fora da região a chegar à final, mas perdeu a final de 2021 para a África do Sul. Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Impunidade de infractores propicia casos de feminicídio, diz Carolina Azarias
Moçambique poderá sair da “lista cinzenta” do GAFI em Setembro
“Nyeletinhas” disputam acesso à final do COSAFA sub-17 diante do Malawi