
O Ministro da Saúde, Ussene Isse, inaugurou, na cidade de Xai-Xai, o Laboratório de Saúde Pública de Gaza. Trata-se de uma infra-estrutura moderna, equipada com tecnologia de ponta para executar vários exames, incluindo a cultura, microscopia, serologia e testes moleculares para a caracterização genética de diversos patógenos.
O laboratório servirá de referência na província para o diagnóstico especializado e outras acções de saúde pública, incluindo o treinamento de profissionais de saúde e investigação científica.
Na ocasião, Ussene Isse referiu que a implantação do Laboratório de Saúde Publica de Gaza está enquadrada no processo de descentralização laboratorial para a nelhoria e redução do tempo de espera pelo diagnóstico de diversos patógenos, iniciada em 2020.
Com este laboratório, Moçambique tem implantado laboratórios de saúde pública dotados de tecnologia moderna, recurso humanos com capacidade e competência para o diagnóstico de doenças, incluindo a formação e a investigação científica em todas as províncias, incluindo a província e a cidade de Maputo, que contam com os laboratórios centrais do INS em Marracuene.
“Gaza, hoje, junta-se ao grupo de províncias com LSP e, com isso, torna-se auto-suficiente para o diagnóstico de surtos e epidemias, reduzindo, assim, a demora no tempo de resposta de surtos e epidemias, e deixa de depender de Maputo”, explicou.
Segundo o ministro, o LSP de Gaza tem capacidade para testar 600 amostras por turno, e dota a província de elevada capacidade de pesquisa, avaliação da capacidade e qualidade de testagem, formação e apoio técnico, incluindo recursos humanos devidamente preparados. Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Feizal Sidat eleito vice-presidente da CAF
Daniel Chapo reúne-se com cardeal Matteo Zuppi e reforça laços de amizade e diálogo pela paz
EUA desaconselham viagens para reserva do Niassa devido a ataques