
As Comissões Especializadas de Trabalho da Assembleia da República consideram que a Estratégia Nacional de Desenvolvimento (ENDE) 2025-2044 é oportuna para nortear o desenvolvimento nacional de forma inclusiva.
Os deputados da Assembleia da República estão reunidos, desde as primeiras horas desta quarta-feira, para discutir e apreciar a Estratégia Nacional de Desenvolvimento 2025-2044.
A ENDE é um instrumento de planificação e orçamentação, aprovado em Junho de 2024, com o objectivo de orientar o processo de desenvolvimento do país nos próximos 20 anos.
Depois de apresentados os objectivos, a missão e visão do instrumento, pelo ministro da Planificação e Desenvolvimento, Salim Valá, as comissões especializadas da AR apresentaram o seu parecer.
A Comissão dos Assuntos Sociais e Legalidade considera que a ENDE é oportuna e pertinente, por isso, recomenda a sua apreciação positiva.
“A Estratégia Nacional de Desenvolvimento 2025-2044 não enferma de nenhum vício de inconstitucionalidade e nem de ilegalidade, pelo que, recomenda-se a sua aprovação “, disse a presidente da comissão, Ana Comuana.
A mesma opinião foi compartilhada pela Comissão da Administração Pública e Poder Local, liderada por Maria Amaral, “a proposta é oportuna e tem mérito pelo que, recomenda ao plenário da Assembleia da República a sua aprovação “.
A Comissão dos Assuntos Sociais do Gênero, Tecnologias e Comunicação Social entende que “a ENDE permitirá que Moçambique tenha um instrumento orientador que responda aos desafios sociais, políticos e econômicos do país”. Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Lineu Candieiro submeteu hoje candidatura para presidente do CTA
Mais de 600 agricultores beneficiam de uma unidade de processamento de arroz em Sofala
CTA desmente desobediência ao tribunal