
O Presidente da República, Daniel Chapo, recebeu em audiência, esta sexta-feira, em Maputo, Ayanda Dlodlo, enviada especial do Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, que solicitou o apoio de Moçambique à candidatura sul-africana à presidência do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
Falando à imprensa após o encontro, Ayanda Dlodlo afirmou que o pedido foi feito em nome do Presidente Cyril Ramaphosa, no âmbito dos esforços diplomáticos da África do Sul para garantir o apoio de países amigos à sua candidatura. “
Discutimos a solicitação de apoio em nome do Presidente Cyril Ramaphosa, solicitando apoio para a candidatura da África do Sul para a presidência do Banco Africano de Desenvolvimento”, explicou.
Dlodlo sublinhou que as relações entre Moçambique e a África do Sul são históricas e profundas, remontando ao período pré-colonial, com um crescimento contínuo ao longo dos anos.
“A cooperação entre Moçambique e a África do Sul é muito histórica, e é de longa data, durante a era colonial e até mesmo antes da era colonial, e cresceu exponencialmente ao longo dos anos”, destacou.
No domínio da cooperação bilateral, Dlodlo destacou avanços nas áreas de desenvolvimento e segurança, reiterando o compromisso dos dois países em manter uma parceria estratégica para a estabilidade e o progresso da região. “Há muita cooperação entre os dois países, do ponto de vista de desenvolvimento e também do ponto de vista de segurança”, concluiu. Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Chapo quer respostas ajustadas e participativas para crise pós-eleitoral em Inhambane
Líder das Forças de Apoio Rápido anuncia governo rival no Sudão
CAPA DO JORNAL-17.04.2025