
O Presidente da República, Daniel Chapo, recebeu, na tarde desta quarta-feira, em audiência, o director-executivo (CEO) da Africa50, Alain Ebobissé, para discutir oportunidades de investimento no sector das infra-estruturas em Moçambique. O encontro reforçou o compromisso da instituição financeira em apoiar o desenvolvimento do país, com ênfase na energia, transportes e comunicação digital.
“Foi uma honra ser recebido pelo Presidente de Moçambique, o Presidente Chapo. Eu represento a Africa50, que é um fundo de investimento em infra-estruturas detido por 32 países africanos, incluindo Porto Rico, Moçambique e o Banco Africano, para ajudar a financiar projectos de infra-estruturas em África”, declarou Alain Ebobissé, no final do encontro.
Na audiência, foram debatidas três áreas prioritárias para o investimento no país. Segundo o CEO da Africa50, a visão do Presidente Chapo é transformar Moçambique num centro energético em África, objectivo para o qual a organização manifestou total apoio.
Além do sector energético, a Africa50 pretende investir em projectos de infra-estruturas de transportes, essenciais para a integração económica e o desenvolvimento regional. “Também falámos sobre projectos na área dos transportes, bem como iniciativas na área da comunicação e da transformação digital. O Presidente está muito comprometido com a implementação destes projectos connosco, e pretende avançar com rapidez”, afirmou Ebobissé.
A Africa50 reafirmou a decisão de apoiar Moçambique, destacando as condições favoráveis para o investimento. “Estamos muito satisfeitos por poder contribuir para o crescimento deste grande país, sob a grande liderança do Presidente. Acreditamos que Moçambique tem um enorme potencial e oferece um ambiente atractivo para o investimento”, sublinhou o CEO.
Apesar dos desafios existentes, Ebobissé destacou a importância de garantir investimentos sustentáveis e inclusivos. “Precisamos de garantir que investimos em projectos que promovam um crescimento económico inclusivo, beneficiando a população de Moçambique e, de forma mais ampla, todo o continente africano”, acrescentou.
A parceria entre Moçambique e a Africa50 abre perspectivas promissoras para a modernização das infra-estruturas do país, contribuindo para o crescimento económico e a melhoria das condições de vida da população. A implementação rápida dos projectos discutidos poderá impulsionar a posição de Moçambique no cenário económico africano. Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Clientes reclamam mais contra bancos BCI e BIM em Moçambique
Governo diz que já retomou pagamento do subsídio aos idosos
Haitianos exigem proteção contra o aumento da violência de gangues