
O Governo vai encerrar as mineradoras que não pagam os impostos de superfície. Os visados têm até 15 dias para regularizar a sua situação.
Segundo o secretário de Estado de Minas, Jorge Daudo, a medida visa, acima de tudo, garantir sustentabilidade e organização do sector.
Dos 2162 focos de mineração artesanal dedicados à exploração de ouro e outras jazidas identificadas no país, só 1577 estão activos e destes, alguns podem encerrar as actividades, devido às irregularidades constatadas pelo executivo.
As dívidas tornam o sector insustentável e crítico, diz o secretário de Estado de Minas, e os visados têm até 15 dias para solucionar os problemas. Jorge Daudo, reuniu-se esta terça-feira, em Maputo, com operadores mineiros, num debate que pretendia encontrar soluções conjuntas para o desenvolvimento sustentável da actividade mineira.
No encontro, o governante disse que há mineradoras artesanais que se supõe que estejam ao serviço do crime organizado. Na lista dos infractores, estão algumas figuras e autoridades do estado que actuam como facilitadores na compra e venda ilegal de minas.
Segundo o censo de mineradores artesanais, de 2021 até esta parte foram formalizadas 49 cooperativas minerais e emitidos 33 certificados para a actividade. Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Comunidade Mahometana lembra Papa Francisco como figura de conciliação
China vai retaliar com sanções contra funcionários dos EUA
Dom Dinis Sengulane sugere que moçambicanos se inspirem no Papa Francisco