
Registou-se um ligeiro aumento do número de pessoas que possuem contas bancárias por cada 100 adultos no IV trimestre de 2024 no país. De acordo com o Banco de Moçambique, passou de 32,5 para 33,0, um incremento de 1,5%.
De acordo com o banco central, o crescimento é impulsionado por factores como introdução da conta bancária base, adesão de instituições ao pagamento por via de contas bancárias a trabalhadores, estudantes e pensionistas.
No relatório, o banco destaca que houve manutenção da tendência de aumento do número de contas de moeda electrónica por cada 100 adultos, que se fixou em 109%, no IV trimestre, após 99% no 3.º trimestre, o que indica que alguns titulares possuem mais de uma conta bancária.
“Este aumento decorre de maior facilidade de acesso e uso, interoperabilidade entre as instituições de moeda electrónica e os bancos, assim como maior divulgação dos produtos e serviços associados”, refere o banco.
Os indicadores apresentam uma análise detalhada sobre o acesso a serviços financeiros em Moçambique, no IV trimestre de 2024, tendo em conta aspectos geográficos e demográficos, com desagregação por género e áreas urbana e rural. Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Comunidade Mahometana lembra Papa Francisco como figura de conciliação
China vai retaliar com sanções contra funcionários dos EUA
Dom Dinis Sengulane sugere que moçambicanos se inspirem no Papa Francisco