
Continua a crise de água na cidade de Xai-Xai, província de Gaza. A situação afecta cerca de 6 mil famílias no maior posto administrativo de Xai-Xai, Patrice Lumumba. A empresa Águas da Região Sul diz estar ciente do problema e diz que estão em curso obras de construção de uma nova fonte de captação de água, que vai solucionar o problema em breve.
Um dano de vulto registado no subsistema de Patrice Lumumba, no ano passado, afectou a capacidade diária de abastecimento, passando das anteriores 16 horas, para menos de oito horas por dia.
A situação mexe com a vida de 6 mil pessoas de 6 bairros do maior posto administrativo de Xai-Xai, em Gaza. Fernando Afonso, 39 anos de idade, é residente do bairro 24 há mais 15 anos e queixa-se de cortes frequentes, que resultam da falta do líquido.A situação repete-se no bairro 6. Marcos Matias refere que a interrupção no fornecimento de água chega a perfazer mais de 15 horas, forçando os residentes a recorrerem a alternativas.
A crise de água, no entanto, não se faz sentir com intensidade nos bairros 13 e Tsandzantine, segundo moradores, mas a inquietação prevalece por conta da facturação.
Confrontado sobre o assunto, Rodolfo Daniel, director da ADRS, garantiu que a crise de água, que assola Xai-Xai, capital da província de Gaza, poderá ser reduzida em breve.
A conclusão do empreendimento vai aumentar de seis para 16 horas diárias o fornecimento de água em todos bairros de Patrice Lumumba, bem como, para novas ligações.
A nova fonte de captação de tratamento de água, com capacidade de produção de 5000 metros cúbicos, está avaliada em mais de quatro milhões de Meticais. Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Madeireiros invadem cemitérios em Manica
“Temos que reflectir sobre uma sociedade mais justa e tolerante”, Lutero Simango
Chapo ausculta as bases em busca de soluções para Inhambane