
O INAM prevê a evolução de tempestades tropicais para a formação de dois ciclones “Honde” e “Garance”, entre quinta e sexta-feira, no sul e leste de Madagascar. Os fenómenos poderão causar ventos fortes no canal de Moçambique.
A Tempestade Tropical Moderada denominada Honde está a sensivelmente 250 km da linha da Costa da província de Inhambane e se move para o sul do Madagáscar.
Enquanto se desloca, a previsão é de que evolua para o estágio de ciclone tropical, na sexta-feira (28), o que poderá causar ventos fortes no canal de Moçambique, além de chuvas fracas a moderadas e localmente fortes, em alguns pontos do país.
“Este sistema não está no nosso país, está no mar, no canal de Moçambique. No entanto, é grande e impacta a circulação geral da atmosfera, e isso nos gera chuva. Seus efeitos directos estão no mar. Por conta das massas de ar, as chuvas vão se fazer sentir na parte continental”, explicou o meteorologista Lelo Tayob.
Já a Tempestade Tropical Garance está a mover-se para o leste de Madagáscar, e poderá também evoluir para o estágio de ciclone tropical, mas não constitui perigo para o país.
“Amanhã a tempestade irá evoluir para ciclone tropical mas dada a dimensão, localização e movimento, que é para longe de Madagascar, não terá impacto sobre a parte continental do nosso país. Está a mover-se para o leste e não vai atravessar, se atravessasse teria impacto directo sobre o canal e parte do nosso continente. Mas porque está a fugir não vai ter influência significativa”.
O INAM alerta para a tomada de medidas de segurança face aos fenómenos, sobretudo quanto à navegação marítima.
Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Chapo quer respostas ajustadas e participativas para crise pós-eleitoral em Inhambane
Líder das Forças de Apoio Rápido anuncia governo rival no Sudão
CAPA DO JORNAL-17.04.2025