
Passam três anos desde que a Rússia invadiu a Ucrânia. O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que está disposto a deixar o cargo pelo fim da guerra com a Rússia.
Falando numa entrevista colectiva em Kiev, no domingo, o Presidente ucraniano afirmou que estaria disponível a deixar o poder, em troca da paz no seu país. Entretanto, pretende que a Ucrânia faça parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte, NATO.
“Se houver paz para a Ucrânia, se vocês querem que eu deixe o meu posto, eu estou pronto. A segunda opção é que eu posso trocar o meu cargo pela adesão da Ucrânia à NATO, se tivermos essas condições imediatamente, sem alongar a conversa sobre isso. O meu foco é a segurança da Ucrânia, hoje, e não daqui a 20 anos, e não tenho planos de ficar no poder por décadas. Por isso, esse é, com certeza, o meu foco, é o meu sonho. Depois do fim do estado militar, haverá eleições, e as pessoas farão a sua escolha. Não ficarei no poder por décadas, mas eu não vou deixar o Putin governar em nenhuma parte do território ucraniano”, afirmou.
Esta segunda-feira Volodymyr Zelensky dirigiu a Cimeira Internacional em Kiev para assinalar os três anos da invasão. No evento, que contou com a presença de vários líderes mundiais, o Presidente ucraniano apelou para uma paz duradoura e sustentável.
“Queridos amigos, este ano deve ser o ano do início da paz real e duradoura. Putin não nos dará essa paz como presente, não a dará em troca de nada. Devemos alcançar a paz através da força, sabedoria e união através da nossa cooperação”, disse o Chefe do Estado.
Falando na mesma cimeira, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou um novo pagamento à Ucrânia de 3,5 mil milhões de euros em Março, e prometeu a entrega imediata de mais armas e munições.
O anúncio acontece numa altura em que o bloco europeu já mobilizou 134 mil milhões para a Ucrânia.
O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, pediu novas eleições na Ucrânia e apontou, sem apresentar números, que Zelensky enfrenta uma crise de popularidade. Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Avenida 10 de Novembro será remodelada pela edilidade de Maputo
LMF marca Assembleia Geral e sorteio do Moçambola
CAPA DO JORNAL-16.04.2025