
O ministro da Economia reafirmou o compromisso do Governo em criar um ambiente mais propício para o desenvolvimento das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME). Basílio Muhate falava, nesta quinta-feira, durante a reunião com a Associação Nacional de Jovens Empresários de Moçambique (ANJE).
Realizou-se hoje um encontro entre o ministro da Economia, Basílio Muhate, e a Associação Nacional de Jovens Empresários de Moçambique (ANJE), com o objectivo de ouvir as preocupações e desafios enfrentados pelos jovens empresários do país. A reunião teve como foco principal a busca de soluções conjuntas e ajustadas para as dificuldades actuais que o país enfrenta, com especial ênfase para as MPME, lideradas por jovens.
Durante o encontro, Muhate destacou a importância do apoio às MPME como um pilar essencial para o crescimento sustentável da economia nacional. Reconheceu que, apesar das dificuldades macroeconômicas, as Pequenas e Médias Empresas lideradas por jovens têm demonstrado uma resiliência admirável e um grande potencial de inovação e criação de emprego.
Por sua vez, os representantes da ANJE apresentaram um conjunto de preocupações e sugestões, incluindo a necessidade de um ambiente de negócios mais favorável, acesso facilitado a crédito, capacitação técnica e empresarial, e a redução da burocracia para o estabelecimento e funcionamento das empresas. A Associação também sublinhou a importância da inclusão digital e da adaptação às novas tecnologias como forma de garantir a competitividade das empresas jovens no mercado global.
Basílio Muhate reafirmou o compromisso do Governo em criar um ambiente mais propício para o desenvolvimento das MPME, particularmente as lideradas por jovens. Ele assegurou que as propostas apresentadas pela ANJE serão cuidadosamente analisadas, e que novas medidas serão tomadas para enfrentar os desafios mencionados, com destaque para a promoção do acesso ao financiamento, a simplificação de processos e o fortalecimento das capacidades empreendedoras.
O encontro terminou com o compromisso de uma colaboração contínua entre o Ministério da Economia e a ANJE, visando a criação de um ecossistema empresarial mais robusto e sustentável para os jovens empresários de Moçambique. Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Madeireiros invadem cemitérios em Manica
“Temos que reflectir sobre uma sociedade mais justa e tolerante”, Lutero Simango
Chapo ausculta as bases em busca de soluções para Inhambane