
A província de Gaza registou, nas últimas horas, chuvas acima de 45 litros por metro quadrado, quantidade que foi suficiente para deixar casas alagadas e várias vias intransitáveis. Há previsão de continuidade de chuvas fortes até ao fim-de-semana.
Mais de 10 mil famílias ressentem-se, outra vez, do drama das inundações na zona baixa de Xai-Xai, na sequência das chuvas fortes, que caem desde a madrugada de segunda-feira, na província de Gaza.
Teresa António, vive no bairro 12 há mais de 30 anos. A sua casa foi inundada. Agastada com a situação, diz que não tem para onde ir, senão permanecer no local.
A situação preocupa também a família Bila, que se queixa de falta de condições para atravessar as águas que se formaram com a última chuva, o que traz receios em relação à saúde.
No bairro 8, os moradores queixam do martírio a que estão sujeitos sempre que chove, devido a falta de uma bacia de retenção de água.
Já na zona alta da Cidade de Xai-Xai, a fúria das águas deixou várias ruas dos bairros 9 e 10 intransitáveis, uma delas é a que dá acesso aos bairros 4 e 5. Naquele lugar, os munícipes escalam um muro de vedação para garantir a sua mobilidade.
Além de quintais alagados, no bairro 11, as chuvas deixaram também vias de acessos cheias de água, os carros praticamente mergulham nas águas. Vitória Baloi diz que sempre que chove, o dilema das inundações repete-se.
Para minimizar o sofrimento, munícipes da cidade de Xai-Xai exigem a construção de valas de drenagem para o escoamento das águas pluviais. A volta do assunto a edilidade prometeu reagir nos próximos dias. Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Madeireiros invadem cemitérios em Manica
“Temos que reflectir sobre uma sociedade mais justa e tolerante”, Lutero Simango
Chapo ausculta as bases em busca de soluções para Inhambane