Abril 17, 2025

EcoNotícias

Explore o Mundo em uma Única Plataforma! Agregamos Notícias Relevantes para si

Capturados 19 dos 220 reclusos evadidos em Gorongosa 

 A Polícia da República de Moçambique, ao nível da província de Sofala, confirmou que deteve 19 dos 220 reclusos libertos por manifestantes na vila de Gorongosa. As autoridades dizem, ainda, terem detido sete manifestantes.

Em pleno dia de celebração dos heróis moçambicanos, a 3 de Fevereiro, alguns populares da vila de Gorongosa, na sua maioria garimpeiros e moto-taxistas, protagonizaram uma manifestação que resultou gastroenterite destruição de bens públicos e libertação de 220 recluso que se encontravam detidos nas celas do comando distrital da polícia.  As autoridades indicam que, passados sete dias, foram recapturados 19 dos 220 reclusos soltos ilegalmente. Por outro lado, apontam para sete manifestantes detidos por actos de incitamento à violência e destruição de bens públicos. A PRM diz que, neste momento, a situação está controlada na vila de Gorongosa. 

“Do trabalho desencadeado, 19 reclusos foram recapturados e sete contestatários detidos por terem incitado estas manifestações violentas”, disse Dércio Chacate, porta-voz da PRM na província de Sofala. 

Chacate explicou,  ainda, que o trabalho passa por sensibilizar a população a denunciar os promotores destes actos e recapturar mais reclusos libertos ilegalmente.

“Naturalmente que o trabalho passa por falar com a população. Esta é a nossa acção. Por outro lado, vamos continuar a trabalhar para recapturar os outros indivíduos que se encontravam em situação reclusória.”

Ainda no registo de actos criminais, a PRM apresentou um indivíduo acusado de porte ilegal de arma. O indiciado pertence a uma empresa de segurança privada, onde teria roubado uma arma. 

“Usou a arma para o cometimento de actos criminais que consubstanciam em furtos. Na sequência do trabalho da polícia, foi interpelado e detido”, explicou Dércio Chacate, porta-voz da PRM ao nível da província de Sofala. O detido negou, no entanto, o seu envolvimento no crime e disse que apenas foi encontrado na rua por alguns populares que o teriam espancado. Read More O País – A verdade como notícia

About Author