
O Centro Cultural Moçambique-China, na Cidade de Maputo, acolhe esta quinta-feira, às 10h30, a conferência de imprensa alusiva a 18ª do Festival de Marrabenta, que celebra a rica tradição cultural e musical do sul de Moçambique. O festival esta marcado para os dias 02 e 03 de Fevereiro de 2025. Este ano, o evento, que junta gerações e resgata memórias, unindo amantes da música num ambiente de celebração e união, tem como grande novidade a realização do “Xitiko xa Marrabenta”, ou seja, o calor da fogueira da Marrabenta.
A abertura do festival ocorrerá no cenário histórico do Município da Vila de Marracuene, onde as raízes do estilo de música ajudarão a celebrar o 130º aniversário da batalha de Gwaza Muthini, ocorrida em resistência à ocupação colonial portuguesa.
No primeiro dia, entre vários artistas, estarão em palco, a partir das 16 horas, os seguintes: Associação Cultural Nkonoluene; Associação Cultural Juvenil; Grupo Cultural Infantil da Macaneta; Xigubo Gwaza Muthine; Xigubo abelhas de Mapulango; Roberto Chitsonzo; Ziqo; Banda Real; Banda Kakana; Banda Tsaka e Mpandene Mazuze.
No segundo dia, o palco será transferido para o Centro Cultural Moçambique-China, que ressoará com a mais bela expressão da nossa identidade cultural.
Mais de trinta artistas estarão à volta da fogueira, levando clássicos e sucessos do osso gênero musical.
O encontro não se trata apenas de música; será uma oportunidade de redescobrir e fortalecer os laços que unem a comunidade. “Através da música, contaremos histórias, vivenciaremos lembranças e celebraremos os altos e baixos da vida”.
Divididos em dois palcos, a lista de artistas Bernando Xidiminguana, Pedro Chau – Fernando Luis, Seth Swazi – João Cossa, Ben Muthemba, Daniel Langa, Timóteo Cuche, Lena Soto, Zoco Dimande, Lindo Cuna, Pika Tembe e Dj Ardiles.
Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Chapo quer respostas ajustadas e participativas para crise pós-eleitoral em Inhambane
Líder das Forças de Apoio Rápido anuncia governo rival no Sudão
CAPA DO JORNAL-17.04.2025