O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, reuniu-se, hoje, com os Chefes das Missões Diplomáticas e Consulares do país no estrangeiro, num encontro que reforçou a importância da diplomacia económica e da projecção da imagem de Moçambique a nível internacional.
O evento, realizado no Gabinete da Presidência da República, destacou o papel estratégico dos representantes diplomáticos na consolidação das relações externas e na atracção de investimentos.
Na abertura do encontro, Daniel Chapo fez questão de reconhecer o papel crucial do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MINEC) na promoção da imagem deMoçambique junto à comunidade internacional.
“A imagem de Moçambique está nas vossas mãos, está nas nossas mãos e todos nós temos de trabalhar para isso”, sublinhou.
O Estadista destacou os resultados visíveis do trabalho diplomático, especialmente na construção de confiança com instituições da Bretton Woods como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, fundamentais para o desenvolvimento económico do país.
O Chefe de Estado aproveitou ainda para agradecer a dedicação e competência dos diplomatas na sua missão de representar Moçambique e atrair investimentos. Segundo o governante, o esforço da classe diplomática tem permitido que o país ganhe destaque em plataformas regionais como a SADC e globais como a ONU, sempre com foco na defesa do interesse nacional.
O Chefe de Estado reafirmou o compromisso de estabelecer parcerias bilaterais e multilaterais sólidas que promovam investimentos alinhados aos interesses nacionais. Destacou ainda a importância do reinvestimento dos lucros no território moçambicano, visando o bem-estar da população.
“Vamos trabalhar juntos para valorizar o apoio de parceiros como a União Europeia, o Banco Mundial, o FMI e outros, promovendo o desenvolvimento sustentável do nosso país”, afirmou.
Outro ponto central foi o foco na diáspora moçambicana, com o Presidente a pedir maior protecção e assistência aos cidadãos no exterior, bem como iniciativas para reforçar o vínculo com o país.
“Precisamos incentivar a cultura de amor à pátria e envolver os moçambicanos da diáspora no desenvolvimento do nosso país, aproveitando o seu conhecimento, talento e recursos”, destacou.
O governante também apelou ao fortalecimento da diplomacia económica, enfatizando a sua importância para criar empregos e melhorar infra-estruturas essenciais.
Representando os diplomatas, o embaixador Eliseu Machava, acreditado em Cuba, reafirmou o compromisso da classe com as prioridades definidas pelo Presidente.
“Estamos prontos e disponíveis para as tarefas que começamos juntos. O discurso do Presidente Chapo oferece uma linha clara de trabalho, destacando a paz e a segurança como prioridades nacionais”, afirmou.
A sessão de abertura da reunião encerrou-se com um apelo do Presidente da República à acção conjunta para impulsionar o crescimento económico e elevar o prestígio de Moçambique no cenário global. Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Incêndio em hotel mata 76 pessoas na Turquia
ANE garante que Avenida de Moçambique não terá buracos até Março
LAM devolve avião de carga sem o ter usado