Janeiro 20, 2025

EcoNotícias

Explore o Mundo em uma Única Plataforma! Agregamos Notícias Relevantes para si

Membros da Frelimo, Renamo, Podemos e MDM empossados para Assembleia Provincial

 Foram, ontem, empossados 72 membros da Assembleia Provincial de Maputo e 83 de Sofala, eleitos no pleito de 9 de Outubro. Os empossados dizem estar prontos para dar a sua contribuição para o desenvolvimento das províncias.

Tomaram posse, esta segunda-feira, 72 dos 86 membros da Assembleia Provincial de Maputo, saídos das eleições de 9 de Outubro de 2024.

A quarta assembleia provincial de Maputo é composta por 48 membros da Frelimo, 31 do estreante PODEMOS, quatro da Renamo e três do MDM.

A cerimónia, que contou com a presença de alguns deputados da Assembleia da República, com edil de Maputo e o elenco provincial cessante, esteve, ao mais alto nível esteve o ministro dos Transportes e Logística, em representação de Daniel Chapo, que fez apelos de justeza, comprometimento e cumprimento escrupuloso da lei na fiscalização do executivo provincial.

“Face às responsabilidades do órgão que está à frente dos desafios desta província, que é parte integrante de Moçambique, atrevemos-nos a recomendar responsabilidade e empatia ao analisar os documentos que lhe serão submetidos, buscando sempre aprovar instrumentos com a qualidade necessária para o desenvolvimento local e satisfação das necessidades da população. Recordar também que é expectativa da população da província testemunhar o novo estágio de desenvolvimento da província em 2029”.

O que se seguiu, depois da investidura, foi a realização da primeira sessão extraordinária do órgão, cujo ponto único de agenda era a eleição do presidente da Assembleia Provincial de Maputo. 

Com 44 votos, foi eleito António Pascoal para o cargo de presidente da Assembleia Provincial, Idalina Chirinda para primeiro vice e Pierce Félix para segundo vice – presidente. 

Pascoal garante presidir o órgão, sem olhar para cores partidárias.

“Com espírito aberto, estarei sempre disponível para receber e tratar todos os grupos políticos,  bancadas, comissões de trabalho e membros em todas as matérias que se mostram pertinentes”, disse António Pascoal.

Manuel Tule, que encabeça a lista da Frelimo, suspendeu o mandato de membro da Assembleia Provincial, para  exercer o mandato de Governador da Província de Maputo.

Em Sofala, 83 membros foram conferidos posse, sendo 64 da Frelimo, 15 do MDM e 4 da Renamo, numa cerimónia onde foi reeleita Antónia Charre Presidente da Assembleia Provincial, Aurélio Andrade primeiro vice e para segunda vice-presidente Rosalita Macate.

Os empossados, conhecem a missão.

“É responsabilidade e fomos eleitos e temos que representar o povo. (1:17) Somos a voz do povo da província de Sofala e vamos fazê-lo com todo o prazer”, disse Rosalita Macate, segunda vice-presidente do órgão, em Sofala.

Quem concorria para entrar na Assembleia da República e não conseguiu, tomou posse como membro da Assembleia Municipal e diz que “apesar de ter a maioria na Assembleia Provincial, hoje chamaria essa maioria de Assembleia de Quantidade. E nós, como Renato, queremos ser a Assembleia de Qualidade. Isso significa que nós teremos que ser proactivos na fiscalização da actividade governativa, assim como andar nos distritos para percebermos as reais dificuldades da nossa população”, Andre Magibire, renamo.

“Os desafios são trabalhar com o Executivo, fiscalizar as acções do Executivo para a  melhoria da qualidade de vida da população desta província”, disse Helena Transval, membro da AP, pela Frelimo.

Em Sofala, Lourenço Bulha, cabeça de lista da Frelimo, vai dirigir a província. Read More O País – A verdade como notícia

About Author