Janeiro 19, 2025

EcoNotícias

Explore o Mundo em uma Única Plataforma! Agregamos Notícias Relevantes para si

Mohamed Valá continua a mandar no voleibol moçambicano

 Mahomed Valá foi reeleito, este sábado, como presidente da Federação Moçambicana de Voleibol. O dirigente promete continuar a trabalhar para o alcance de bons resultados das selecções nacionais, bem como para a profissionalização do voleibol nacional.

Valá foi candidato único e concorria para a sua própria sucessão, tendo voltado a ganhar a confiança das associações provinciais para mais um mandato de quatro anos. Está ciente dos erros do passado e, por isso mesmo, pretende atacar os problemas do presente.

“Nós precisamos de trabalhar muito na formação para garantirmos que as selecções nacionais sejam sólidas e tenham atletas com aquela qualidade que nós temos. Porque vamos para um campeonato africano e Moçambique é uma potência”, disse o presidente da Federação Moçambicana de Voleibol reeleito, lembrando ainda que “falhamos duas vezes a qualificação para os Jogos Olímpicos, perdendo na final contra o mesmo país”. 

Assim, para Mahomed Valá “temos agora que redesenhar e ver que estratégias vamos montar para lutar para a qualificação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. E só nós, em Moçambique, não vamos conseguir isso”, disse.

A profissionalização da modalidade está entre os desafios de Valá, que pretende avançar com o projecto da criação da Liga Nacional de Voleibol de sala e praia.

“A liga é autônoma, será autônoma administrativamente, financeiramente, e patrimonialmente. Deve procurar parceiros para materializar isso”, garantiu, prometendo ainda que “nós, como federação, estamos abertos a ceder a gestão do voleibol de sala e do voleibol de praia a esta liga. E, como disse, é um trabalho que já foi iniciado. Há pessoas que estão a trabalhar no assunto da legalização”.

Mahomed Valá entende que o envolvimento das associações e parceiros será determinante para o sucesso da modalidade no país.

Docente da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), na cadeira de Direito Desportivo do curso de Ciências do Desporto, Vala tem sido peça-chave no desenvolvimento do voleibol moçambicano.

No seu primeiro mandato como presidente da Federação Moçambicana de Voleibol, Mahomed Valá realizou várias actividades de destaque, dentre elas a organização dos torneios da Zona IV, o fortalecimento das competições nacionais e dos clubes, que conquistaram vários títulos regionais e continentais, para além de terem disputado provas mundiais, promoção da evolução da modalidade, entre outras.

  Read More O País – A verdade como notícia

About Author