A Federação Moçambicana de Basquetebol anunciou a composição da equipa técnica da selecção nacional de basquetebol sénior feminina e das jogadoras que vão representar o país na fase de apuramento ao Afrobasket 2025.
Através de um comunicado, a Federação Moçambicana de Basquetebol nomeou Nilton Manheira, treinador da equipa masculina de basquetebol do Ferroviário da Beira, campeã nacional, para assumir o cargo de seleccionador nacional.
Como adjunto de Manheira foi indicado Carlos Dezanove, adjunto de Nasir Salé no comando da equipa feminina do Ferroviário de Maputo, que foi campeã nacional e campeã africana de 2024.
A selecção nacional será composta por 16 jogadoras, das quais nove do Ferroviário de Maputo, nomeadamente Dulce Magaia, Anabela Cossa, Silvia Veloso, Carla Covane, Stephania Chiziane, Ingvild Mucauro, Rosa Cossa e Ornília Mulhui, seis do Costa do Sol, Cleide Machava, Yolanda Francisco, Nilza Chiziane, Vilma covane, Shelsia Rafael, Eleotéria Lhavanguane, e Maxaquene que contribui com Ineida Chelene.
Carlos Aik será o coordenador geral e Deolinda Gimo a coordenadora, enquanto Alberto Júnior, do Costa do Sol, é o fisioterapeuta. Manuela Bucuane, estatística, e Alexandre Mondlane, técnico de equipamento, ambos do Ferroviário de Maputo, também compõem a equipa técnica.
A selecção nacional vai disputar o apuramento ao Afrobasket entre 2 a 10 de Fevereiro próximo, em Luanda, capital de Angola. A referida janela estava inicialmente agendada para acontecer em Maputo, mas devido a situação política do pós-eleitoral a Federação Moçambicana de Basquetebol tinha sugerido à FIBA-Africa o adiamento para Março, sem ter resposta positiva.
Os trabalhos de preparação da selecção nacional de basquetebol seniores feminina iniciam este sábado, 18 de Janeiro, em Maputo.
A fase final do Afrobasket-2025 terá lugar na Costa do Marfim em Agosto próximo. Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Mais de 600 mil famílias em risco de fome em Sofala
Chuvas vão continuar em algumas províncias do Centro e Sul
Movimento artístico “Somos Todos Moçambique” promove doação de sangue