Um dia antes da tomada de posse dos deputados que integram a X legislatura, já se sabia que Margarida Talapa seria a nova presidente da Assembleia da República. No entanto, falando antes da votação parlamentar, a antiga Ministra do Trabalho e Segurança Social foi mais cautelosa. Sem dar por certo a sua eleição para a função discriminada, Talapa lembrou que a sua experiência na chefia da bancada na Frelimo e os últimos cincos anos no Executivo serão fundamentais para conseguir reunir consensos entre os deputados dos quatro partidos representados na Assembleia da República.
“Queremos juntar todas as bancadas para defender os interesses dos moçambicanos, para nos unir em torno do objectivo principal de Moçambique uno e indivisível”, disse Margarida Talapa.
Com a eleição de deputada da Assembleia da República, Margarida Talapa passa a ser a segunda personalidade com o estatuto mais importante do Estado Moçambicano, atrás apenas do Presidente da República.
Nesta nova legislatura, a Frelimo indicou Feliz Silvia para o posto de Chefe da Bancada. Falando à imprensa, Feliz Sílviaassumiu que “Estamos prontos para responder à confiança do partido”.
Feliz Sílvia, que já era deputado na legislatura anterior, acredita que tem experiência para garantir fiscalização e a representatividade do povo moçambicano.
Para o deputado da Frelimo, a função de Chefe da Bancada exige muita responsabilidade. No entanto, com apoio de todos, acredita que consegue fazer com que o parlamento seja exemplo de espírito democrático. Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Anastácio Chembeze critica idade de alguns deputados da AR
A mínima ordem após o caos: Uma reforma constitucional do CC e CNE
Nyusi recomenda AR a adoptar modelo eleitoral mais sustentável