A antiga Presidente da Assembleia da República, Esperança Bias, espera que os deputados do parlamento, Frelimo, PODEMOS, Renamo e MDM, conseguiam garantir uma legislação mais inclusiva e que responda aos anseios dos moçambicanos.
Para Esperança Bias, o facto de a composição da Assembleia da República incluir quatro partidos significa que o povo moçambicano está todo representado. Também por isso, entende, o acto de tomada de posse, desta segunda-feira, quer dizer que Moçambique continua a crescer e a desenvolver-se.
Questionada sobre a ausência dos deputados da Renamo e do MDM, na cerimónia de tomada de posse desta segunda-feira, a antiga Presidente da Assembleia da República disse que o regimento permite que, em 30 dias, os mesmos deputados possam tomar posse. Caso contrário, os deputados ausentes perdem o mandato.
Quem também deixou ficar o seu parecer sobre a X legislatura é o antigo Ministro da Agricultura, Celso Correia, para quem o mais importante é um trabalho de equipa, num período com grande desafios para o país.
No entender de Celso Correia, o importante é todos os deputados serem capazes de responder aos desafios nacionais, dando soluções aquilo que o povo tem colocado como preocupações da sua vida.
Já para o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, num contexto em que o país continua a desenvolver, a paz e harmonia social são importantes. Por isso, disse Daniel Nivagara, a Assembleia da República deve desempenhar um papel fundamental.
Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
A mínima ordem após o caos: Uma reforma constitucional do CC e CNE
Nyusi recomenda AR a adoptar modelo eleitoral mais sustentável
Margarida Talapa eleita Presidente da Assembleia da República com 169 votos