Janeiro 7, 2025

EcoNotícias

Explore o Mundo em uma Única Plataforma! Agregamos Notícias Relevantes para si

Indonésia é o novo mais novo membro do BRICS

 A Indonésia foi admitida como membro pleno do bloco das economias em desenvolvimento (BRICS), anunciou o Brasil, país que preside o grupo, na segunda-feira.

“O governo brasileiro saúda a entrada da Indonésia no BRICS”, disse o governo em uma declaração. “Com a maior população e economia do Sudeste Asiático, a Indonésia compartilha com outros membros o compromisso de reformar as instituições de governança global e contribui positivamente para aprofundar a cooperação Sul-Sul.”

O BRICS foi formado pelo Brasil, Rússia, Índia e China em 2009, e a África do Sul foi adicionada em 2010. No ano passado, a aliança se expandiu para abraçar o Irão, Egito, Etiópia e os Emirados Árabes Unidos. A Arábia Saudita foi convidada a se juntar, mas ainda não o fez.

Turquia, Azerbaijão e Malásia se candidataram formalmente para se tornarem membros e alguns outros expressaram interesse.

A organização foi criada como um contrapeso ao Grupo dos Sete, composto por nações desenvolvidas. Seu nome deriva de um termo econômico usado no início dos anos 2000 para descrever países em ascensão que deveriam dominar a economia global até 2050.

Antes da adesão da Indonésia, o bloco era responsável por quase 45% da população mundial e 35% do produto interno bruto global, medido pela paridade do poder de compra. Read More O País – A verdade como notícia

About Author