Janeiro 7, 2025

EcoNotícias

Explore o Mundo em uma Única Plataforma! Agregamos Notícias Relevantes para si

Residências em risco de desabar devido à erosão em Xai-Xai

 Na Cidade de Xai-Xai, Província de Gaza, há ruas intransitáveis e residências em risco de desabar em 10 bairros, devido à erosão provocada pela chuva. Os munícipes exigem resposta da edilidade

Vias de acesso intransitáveis e propriedades em eminente risco de desabar… essa é a imagem de 10 bairros de Xai-Xai, na sequência da erosão provocada pela chuva.

O maior posto administrativo de Xai-Xai, Patrice Lumumba, regista os cenários mais críticos e que se agravam a cada ano.

Sempre que chove com intensidade, as crateras aumentam a sua profundidade. Além de impedir a circulação de pessoas e viaturas, a situação periga a vida dos residentes, em particular das crianças que transformaram o local em “parque” de diversão.

“As nossas crianças têm contraído ferimentos naquela cratera. Quantas já contraíram ferimentos? Contabilizamos, até agora, cerca de quatro crianças que contraíram ferimentos”, disse Melita Damião, residente de Patrice Lumumba.

Há ruas em que as viaturas, sequer, podem entrar nas residências. Ernesto Macuácua, de 35 anos de idade, é residente em Patrice Lumumba há 20 anos, teve de parquear a sua viatura recém-importada após a passagem das últimas chuvas.

Mas não para por aí, há também propriedades que podem ceder a qualquer momento. Gentil Muchave tenta fazer o que pode para evitar o pior.

A casa de Júlia Matsinhe, de 40 anos de idade, é uma das centenas construídas na boca da erosão, e que, por isso, recentemente, sofreram as consequências. Júlia Matsinhe teve de investir os poucos recursos que ganham para reconstruir a casa arrastada pela chuva. Diferente dela, entretanto, há muitos que não conseguem suportar as perdas cíclicas, e que, por isso, optam por abandonar o bairro.úmero “Contribuímos algum valor para tentarmos repor a rua, mas, em vão, por que sempre que a chuva cai, voltamos à mesma situação”, disse Jossias Manhique, residente de Inhamissa.

Moradores de Marien Ngoubi B, unidade 3, vivem o drama da erosão há mais 17 anos. Moisés Duvane é chefe do bairro e diz que os moradores tentam, há anos, repor a transitabilidade da rua principal do bairro, sem sucesso.

O Conselho Municipal da cidade de Xai-Xai reagiu à situação. O vereador das Obras e Infra-estruturas, Rogério Manjate, não sabe do valor exacto que é necessário para atenuar os efeitos da erosão na cidade, mas fala de uma operação anual de 9 milhões de meticais.

Os munícipes de Xai-Xai exigem que o município seja mais interventivo no combate à erosão

  Read More O País – A verdade como notícia

About Author