Morreu aos 100 anos de idade, vítima de doença, o trigésimo nono presidente dos Estados Unidos da América, Jimmy Carter, também vencedor do prêmio nobel da paz em 2002. Em vida Carter dedicou-se a causas humanitárias e defesa de direitos humanos.
Presidente dos Estados Unidos da América entre 1977 e 81, Jimmy Carter morreu aos 100 anos de idade. Prêmio Nobel de paz em 2002, Cartery é descrito como personalidade do mundo.
Carter foi eleito o trigésimo nono presidente dos EUA à margem do maior escândalo político norte americano, denominado “Watergate” envolvendo o então presidente Richard Nixon, que foi forçado a demitir-se do cargo.
Pelos democratas e antes de chegar à Casa Branca, Carter foi senador e governador da Geórgia, Estado onde nasceu em 1924. Carter sonhou e contribuiu para o passado, presente e futuro dos americanos.
O seu único mandato foi marcado por grandes acontecimentos no plano internacional. Em 1977, Carter assinou o tratado que assegurou aos Estados Unidos o controlo do Canal do Panamá até 1999.
Depois de abandonar a Casa Branca, Jimmy Carter fundou o Carter Center, em 1982, para promover o desenvolvimento, a saúde e a resolução de conflitos no mundo.
A organização Carter Center também tem destacado-se como observador de eleições. Em Moçambique, destacou-se, pela primeira vez em 1999, mas foi na sua segunda aparição em 2004, que o seu patrono lançou duras críticas à Comissão Nacional de Eleições. Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
AMT reconhece dívida de dois meses com transportadores
Funeral de Jimmy Carter decorreu hoje em Washington
Profissionais não vão trabalhar em turnos no Hospital Provincial de Inhambane