Todos os líderes políticos e intervenientes nacionais relevantes são chamados a acalmar a tensão no pais, através de um diálogo significativo, de reparação legal e absterem-se do uso da violência. O apelo é do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres.
O anúncio dos resultados eleitorais por parte do Conselho Constitucional em Moçambique já é do conhecimento do Secretário-Geral das Nações Unidas. A informação é da porta-voz associada de António Guterres, Stéphanie Tremblay.
“O Secretário-Geral tomou nota do anúncio do Conselho Constitucional de Moçambique relativamente ao resultado das eleições gerais realizadas no dia 9 de Outubro de 2024”, disse Stéphanie Tremblay.
E por que continua a acompanhar os desenvolvimentos da situação pós-eleitoral no país, Guterres diz estar preocupado com a perda de vidas humanas e com a destruição de bens públicos e privados.
“O Secretário-Geral está preocupado com a violência pós-eleitoral, que resultou na perda de vidas e na destruição de propriedade pública e privada”, porta-voz associada de António Guterres.
Para que tal não perdure, o Secretário Geral das Nações Unidas deixa um apelo,
“Ele insta todos os líderes políticos e intervenientes nacionais relevantes a acalmarem as tensões, nomeadamente através de um diálogo significativo, de reparação legal, a absterem-se do uso da violência e a redobrarem esforços para procurar uma resolução pacífica para a crise em curso, de uma forma construtiva, o que é essencial para a futuro colectivo dos moçambicanos”. Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
UP-Maputo e suas extensões adiam exames de admissão por coincidir com tomada de posse do novo PR
INAM prevê chuvas até segunda-feira
Nyusi diz que encontros recorrentes são uma plataforma para a busca de paz e estabilidade