Fim da linha para os Mambas no CHAN-2024. A Federação Moçambicana de Futebol alertou que podia desistir da eliminatória, devido à situação política no país e cumpriu com o que era suposição.
Em reunião de direcção decorrida, esta terça-feira, a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) decidiu pela desistência da única eliminatória que levaria os Mambas à sua terceira participação no CHAN, prova que terá lugar em Fevereiro do próximo ano, no Quénia, Uganda e Tanzania.
A informação foi confirmada pelo presidente da FMF, Feizal Sidat, que argumenta que a decisão foi motivada devido a insegurança que se vive no país, com particular destaque para a província e cidade de Maputo, decorrente das manifestações convocadas pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane, em reivindicação aos resultados eleitorais de 9 de Outubro próximo.
A Federação Moçambicana de Futebol fala de incerteza em relação à realização da partida no Estádio Nacional do Zimpeto, a 22 de Dezembro, a contar para a primeira mão da eliminatória única, mas também ao processo de preparação, quer dos Mambas, assim como da Zâmbia, seu adversário.
Com a decisão dos Mambas, os Chipolopolo garantem a qualificação para o CHAN-2024, sem precisar entrar em campo, juntando-se assim aos anfitriões Quénia, Uganda e Tanzânia, bem como ao Marrocos, também qualificada pela região norte de África.
Ademais, questões relacionadas com a logística do jogo ainda não tinham sido finalizadas e, com a situação do país, agudizou-se a preparação e organização da eliminatória, uma vez que, não há condições para a sua realização, no país.
Assim, Moçambique junta-se a países como Tunísia, Argélia, Egipto e Líbia, que desistiram de disputar o CHAN-2024, uma prova disputada por jogadores que actuam internamente, ou seja, nos respectivos países.
Pela região austral de África, que apura três selecções, e com Zâmbia já qualificada, ficam por disputar apenas duas eliminatórias, nomeadamente entre Eswatini e Madagáscar e entre Angola e Lesotho.
Nas outras regiões do continente africano teremos ainda as eliminatórias Burundi vs Uganda, Etiópia vs Sudão e Ruanda vs Sudão do Sul, pela Centro-Leste, Congo vs Guiné-Equatorial, República Centro-Africana vs Camarões e Chad vs República Democrática de Congo, pela zona central, Togo vs Níger, Costa do Marfim vs Burquina Faso e Gana vs Nigéria, pela região Oeste B, Libéria vs Senegal, Mauritânia vs Mali e Guiné-Bissau vs Guiné-Conacry, pela região Oeste A, que vão apurar as restantes selecções participantes na prova de Fevereiro próximo. Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Papa Francisco recebe primeiro-ministro da Hungria para falar sobre paz
EN4 bloqueada por manifestantes
Governo francês poderá cair esta quarta-feira