
O Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, efectua, esta segunda-feira, uma visita de dois dias à República de Angola. O país africano recebe, pela primeira vez, um chefe de Estado americano. Os analistas de política internacional, Paulo Duarte e Zefanias Namburete, dizem ser um triunfo para a diplomacia angolana.
É pela primeira vez que um presidente dos EUA visita a República de Angola. O quadragésimo sexto chefe de estado norte-americano, Joe Biden, inicia, a partir desta segunda-feira, uma visita de dois dias à República de Angola.
Para Paulo Duarte, embora a visita de Joe Biden a Angola seja vista como oportuna para o reforço das relações com os Estados Unidos da América, é também do interesse do governo angolano equilibrar as relações com a China.
O analista diz ainda ser um posicionamento político angolano relacionado a questões sócio-económicas.
A visita presidencial de Joe Biden a Angola reflecte o triunfo diplomático do país, diz Pedro Zefanias.
Apesar do triunfo diplomático angolano, Namburete destaca ainda o interesse pela região do Oceano Atlântico, por parte dos Estados Unidos da América, rumo aos outros cantos de África.
Entre outras questões, Biden aproveitará a visita para falar do projecto “corredor ferroviário do Lobito”, financiado pelos EUA.
Os dois analistas falavam, este domingo, durante o programa Observatório Internacional da STV Notícias.
Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Transportadores defendem reforço na educação rodoviária
Farmeiros brancos insatisfeitos com indemnização no Zimbabwe
Trump pondera reduzir embaixadas dos EUA