Ernani poderá ser opção no jogo de amanhã entre a Black Bulls e Zamalek do Egipto, referente à primeira jornada do Grupo D da fase de grupos da Taça CAF. O internacional moçambicano estava a braços com problemas musculares.
É a primeira vez na sua história que a Black Bulls vai disputar a fase de grupos das competições africanas. Na sua estreia, em 2022, na Liga dos Campeões Africanos, os “touros” terminaram a sua participação na primeira eliminatória, caindo aos pés do campeão angolano, Petro de Luanda.
Esta quarta-feira, o representante moçambicano tem a dura missão de ultrapassar o Zamalek, equipa com um palmarés invejável em África, contando, para já, com cinco títulos africanos. A delegação da Black Bulls, que já se encontra no Egipto, efectuou, na segunda-feira, duas unidades de treino divididas entre o período da manhã e de tarde.
As unidades de treino serviram para Hélder Duarte aprimorar aspectos técnicos e tácticos antes da partida contra o representante egípcio na Taça CAF. Ernani Siluane chegou a estar em dúvida para este embate, tendo em conta que enfrentava problemas musculares.
O internacional moçambicano contraiu a lesão ao serviço da selecção nacional na dupla jornada contra o Mali e Guiné Bissau, referente à quinta e sexta jornada da fase de qualificação de acesso ao Campeonato Africano de Futebol (CAN), tendo sido uma das peças-chave para o apuramento dos Mambas para a sexta presença na prova.
A equipa médica do vencedor da edição passada da Taça de Moçambique garante que há boas perspectivas em relação à recuperação do atleta, que nas únicas duas unidades de treino efectuadas no Egipto, reagiu satisfatoriamente.
“Ernani está a seguir o tratamento sob cuidado da equipa médica. Está a treinar com a equipa e está a progredir muito bem. Estamos a lutar para que ele consiga estar apto para representar a nossa equipa esta quarta-feira”, garante o médico da Black Bulls, sublinhando que o guarda-redes moçambicano tem muita força de vontade de defender a baliza dos “touros” com muita responsabilidade, como sempre o fez.
SER MAIS COMPETITIVO
Dúvidas e incertezas à parte, a verdade é que a Black Bulls está com as baterias viradas para o Zamalek. Na antevisão do jogo desta quarta-feira, Hélder Duarte, atirou o favoritismo ao seu adversário recorrendo, naturalmente, ao histórico da equipa faraónica.
Ainda assim, garante o técnico português, a sua equipa irá entregar o corpo às balas, lutando até às últimas consequências, até porque, sendo esta a primeira vez na fase de grupos, os seus jogadores quererão mostrar o seu valor.
“Vamos tentar no máximo sermos competitivos. Vamos ter um jogo difícil contra uma grande equipa, que ainda assim perdeu o último jogo. Fica, por isso, complicado para o Zamalek, para o próprio treinador e para os jogadores”, anota Hélder Duarte.
Duarte acredita, por isso, na força de vontade dos seus jogadores, ao mesmo tempo que destaca o facto de a Black Bulls ter chegado ao Egipto com dois dias de antecedência. Para o técnico, esse factor contribuiu positivamente para a sua equipa na medida em que teve muito tempo de recuperação. Nesse sentido, Hélder Duarte garante que todas as condições estão criadas para que o representante moçambicano faça uma boa figura.
Em relação ao Ernani, o treinador estrangeiro com mais títulos (3) no país nos últimos 20 anos, anota que o guarda-redes é muito competente e profissional no que faz, de tal sorte que vezes houve que defendeu a camisola dos “touros” mesmo no meio de muitas contrariedades.
“Ernani é um campeão. Ao longo da época foi se deparando com algumas queixas, mas, mesmo assim, nunca deixou de dar o seu contributo. É um jogador que contamos com ele sempre, pelo que poderá estar apto”, acrescenta.
O jovem guarda-redes, Texeira, alinha com o pensamento do seu treinador.
“Com todo o respeito que nós temos com o Zamalek, nós vamos entrar para fazer o nosso jogo com a perspectiva de ganhar. Em nenhum momento nos iremos inferiorizar perante ao nosso adversário”, alerta Teixeira.
A seguir a partida contra o Zamalek, a Black Bulls volta a defrontar o outro representante egípcio, no caso Al Masry, no Estádio Nacional do Zimpeto. O jogo entre as duas formações está agendado para dia 8 de Dezembro. Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Mano-a-mano entre “locomotivas” da Beira e de Maputo
Paquistão suspende energia e internet devido a manifestações
Descarga de Songo suficiente para abater “canário” em Nampula