Novembro 22, 2024

EcoNotícias

Explore o Mundo em uma Única Plataforma! Agregamos Notícias Relevantes para si

Nyusi diz que deslocados em Cabo Delgado merecem atenção especial

 O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que os deslocados pelo terrorismo, em Cabo Delgado, merecem uma atenção especial por parte do Governo. O Chefe do Estado falava, esta quinta-feira, durante a inauguração de um centro transitório em Pemba, onde prometeu incrementar os investimentos para melhor servir as populações.

Avaliado em pouco mais de 32 milhões de meticais, o primeiro centro transitório, na província de Cabo Delgado, foi construido com o objectivo de apoiar os deslocados pelo terrorismo.

“Este grupo de compatriotas merece uma atenção especial, por parte do nosso Governo”, disse, subloinhando que o centro de trânsito foi construído tendo em conta o fluxo de deslocados que se deslocam para a cidade de Pemba para o tratamento médico ambulatório.

Durante a inauguração, Filipe Nyusi, além de destacar o aumento de infra-estruturas para albergar deslocados, reafirmou a promessa de continuar a investir para servir melhor os deslocados.

“Passamos de 47 unidades sociais, em 2015, para 58, em 2024, e continuamos a investir na capacitação e formação de pessoal, aquisição de meios circulantes e informáticos para tornar os nossos serviços mais eficientes e próximos dos beneficiários”, prometeu o presidente.

Ainda esta quinta-feira, o Presidente da República inaugurou, na mesma província, o Centro de Saúde de Naminawe, no distrito de Metuge, uma infra-estrutura que considera estratégica e explicou o “porquê?”.

“É uma centralidade estratégica, que serviu de santuário que mais acolheu deslocados internos. Por isso decidimos estar aqui, hoje. O novo centro de saúde é uma unidade sanitária de nível primário, e, a sua construção e apetrechamento contou com o financiamento do Governo, mas, sobretudo, com o Banco Mundial, através dos seus programas de fortalecimento institucional”, referiu.

A nova unidade sanitária inclui uma maternidade com capacidade para nove camas, o que vai minimizar a falta deste tipo de infra-estruturas no distrito, e melhorar o acesso aos cuidados de saúde.
Ainda esta semana, o Presidente anunciou que vai inaugurar mais um centro de saúde no distrito de Mueda, na mesma província. Read More O País – A verdade como notícia

About Author